Desde que desembarcou no Rio Grande do Sul, o maratonista Uilia Pires dedicou-se exclusivamente à recuperação de um problema muscular, detectado a menos de 15 dias da data prevista para a realização da 34ª edição da Maratona Internacional de Porto Alegre, uma das mais tradicionais e a mais antiga do calendário de provas de rua no Brasil. Mesmo na base do sacrifício, Uilia se superou, correu de forma estratégica e foi premiado com um ótimo resultado.
Ele finalizou a participação na Maratona em segundo lugar na sua categoria. Perdeu o primeiro lugar para o queniano Elijah Chebonei. O tempo alcançado pelo brasileiro também foi motivo de comemoração. Ele atingiu a marca de 2h 42’ 17”, considerada uma marca extraordinária para a categoria de 45 a 49 anos.
Ao todo, 9.800 corredores participaram da prova. Eles vieram de várias regiões do mundo: Argentina, Bélgica, Espanha, Estados Unidos, Itália, Paraguai, Portugal, Venezuela, Uruguai, além do Brasil.
Durante a corrida a temperatura na capital gaúcha não passou de 8º Graus e a umidade do ar estava altíssima, 93%.
O percurso utilizado, de 42.640 metros, foi maior do que o oficial (42.195 metros), talvez tendo como objetivo algum tipo de jogada de Marketing.
Tanto a largada quanto a chegada aconteceram em frente ao Shopping Barra Sul, que cedeu a área aberta para a organização da prova, por sinal uma estrutura de enorme, de primeiro mundo.
Uilia Pires, atleta de alto rendimento, recebeu apoio da Secretaria Municipal de Esportes de Sete Lagoas, Casa Doce, Vereador Rodrigo Braga e Cantinho do Sabor.
Aos 49 anos, Uilia Pires é maratonista há mais de três décadas. Ficou parado por 14 anos, mas nas últimas temporadas voltou a treinar em ritmo forte e decidiu pelo retorno às competições de alto rendimento.
O representante de Sete Lagoas em Porto Alegre declarou que gostou do desafio: “Competir é muito bom. Eu me preparei como nunca para esta prova, treinei em terrenos acidentados, busquei mesclar todas as técnicas que uma maratona exige, afinal de contas, tive que correr mais de 42 km. Apesar de todas as dificuldades clínicas que enfrentei, o resultado final foi muito gratificante”.
Durante os últimos meses, quando intensificou os treinos, Uilia Pires chegou a percorrer 36 km num único dia. Em média, sempre corria entre 15 e 20 km. Os treinamentos, na maioria das vezes, ocorreram no Sítio Recanto dos Palmares, onde existe um viveiro de plantas ornamentais e palmeiras.
Mín. 14° Máx. 26°