Sábado, 28 de Dezembro de 2024
18°

Tempo nublado

Sete Lagoas, MG

Saúde Leite materno

HNSG de Sete Lagoas: Doação de leite materno salva vidas

Posto de coleta do hospital oferece leite humano a bebês prematuros, salvando vidas e fortalecendo laços

27/12/2024 às 11h00
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com a Ascom do HNSG
Compartilhe:
HNSG de Sete Lagoas: Doação de leite materno salva vidas

No Hospital Nossa Senhora da Graças (HNSG), um importante trabalho de solidariedade e amor acontece diariamente no Posto de Coleta de Leite Materno.

Localizado no 2° andar, próximo à pediatria, o espaço é dedicado ao apoio à mães com bebês em situações vulneráveis, como os internados na UTI  Neonatal.

A equipe, composta pela enfermeira Isabella Araújo de Paula e pela técnica de enfermagem Juliana Flávia Pereira, é capacitada para atender às mães que procuram o serviço; proporcionando o melhor suporte possível.

A doação de leite humano é um gesto que salva vidas, e o HNSG se empenha em conscientizar as mães sobre a importância desse ato.

Nesta reportagem, com a enfermeira Isabella Araujo de Paula, esclarecemos importantes dúvidas sobre o funcionamento do posto de coleta e o impacto da doação. 

O Processo de Coleta e Distribuição

A doação de leite materno é um processo simples e seguro. As mães interessadas em doar devem entrar em contato com o Posto de Coleta para realizar um cadastro e receber orientações sobre a coleta do leite em casa. Após a coleta, o leite passa por um rigoroso processo de pasteurização e análise para garantir a sua qualidade. Em seguida, é distribuído para os bebês internados na UTI neonatal.

Toda mulher que amamenta pode procurar o posto de coleta para receber orientações e saber

se está apta a ser doara de leite materno.

Além de receber as doadoras, o Posto de Coleta também atende:

1) As mães dos bebês da UTI Neonatal e Pediatria, que por algum motivo não podem mamar, para ajudá-las no esvaziamento da mama.

2) As mães do alojamento conjunto da Maternidade, que muitas vezes apresentam grande produção de leite e quando é realizada a ordenha de alívio, isso facilita para que o bebe apresente uma pega melhor ao seio materno.

3) As mães cujos bebês estejam com dificuldade de pega ao seio materno. 

Quem pode doar?

Lactantes em boas condições de saúde, não fumantes, que não tenham recebido hemotransfusão nos últimos meses, não tenham realizado tatuagem e nem colocação de piercing recente e não estejam em uso de antibióticos.

Alguns outros medicamentos também contra-indicam a doação, mas são analisados individualmente

A lactante precisa ter exames dos últimos 6 meses negativo para HIV, Sífilis, Hepatite B e Hemograma completo. Caso não tenha estes exames, o pedido é solicitado no momento do cadastro é realizado no HNSG sem nenhum custo para a doadora.

Durante o cadastro a lactante responde um questionário com dados pessoais, dados sobre a

gestação e parto. Estando apta para ser uma doadora, é realizada a coleta, com todas as normas de segurança. 

Como é feita a coleta?

No posto de coleta é utilizada a bomba elétrica para ordenha do leite e às vezes também é realizada de forma manual.

Algumas doadoras preferem realizar a coleta em domicilio. Para realizar essa coleta em casa, são passadas todas as orientações e é fornecido o material apropriado (frascos estéreis, toucas, máscaras).

*Reforçamos os cuidados de higiene para a coleta (lavar bem as mãos, braços, e mama com agua e sabão), desprezar os primeiros jatos. Não tocar a parte interna do vidro e da tampa para não contaminar.

A primeira coleta deve ser realizada direto no vidro estéril. As próximas coletas usar um copo de vidro fervido (ferver por 15 minutos e deixar secar naturalmente). Após a coleta no copo o leite deverá ser despejado por cima do leite já congelado. O vidro não deve ser enchido totalmente (deixe uns 2 dedos abaixo da tampa). O leite deve ser mantido congelado o tempo todo. Uma vez descongelado ele pode ser oferecido ao bebê da mãe doadora em até 12 horas mantido na geladeira. Entretanto, nunca pode ser re-congelado para doação. Os frascos devem ser identificados com data e horário da primeira coleta.

O prazo para entrega do leite no o posto de coleta é até o 9° dia da coleta e deve ser transportado em caixa térmica ou de isopor com gelo. 

Como é tratado o leite recebido pelo HNSG?

Todo o leite coletado é enviado para a maternidade Odete Valadares, em Belo Horizonte, onde passa pelo processo de pasteurização.

O HNSG e o Banco de Leite da Maternidade Odete Valadares oficializaram convênio em 2015, numa parceria para a pasteurização do leite humano captado no Posto de Coleta do HNSG, que é dividido em duas partes após o processo de pasteurização (uma parte é encaminhada para os bebês da UTI neonatal do HNSG e outra parte fica no Odete Valadares).

Quando o leite humano pasteurizado chega para o HNSG ele é distribuído para os bebês prematuros que estão na UTI Neonatal e quem tem indicação médica de receber o leite. 

A demanda por leite materno é sempre alta 

A demanda por leite materno é sempre muito grande, independente da época do ano porque as UTIs estão sempre cheias e muitas vezes as mães na UTI não conseguem realizar ordenha para todos os horários de dieta dos seus filhos. Algumas não conseguem para nenhum horário e alguns bebes não toleram fórmulas industrializadas, então o leite do Banco de Leite tem papel fundamental para esses bebês.

Reforçamos a importância da conscientização para doação de leite humano. Toda mulher saudável, que esteja amamentando seu filho e tenha uma boa produção de leite, pode procurar o Posto de Coleta para fazer cadastro e se tornar doadora. O leite humano é muito importante para os bebês prematuros. 

A importância do Leite Materno

O leite materno é um alimento único e exclusivo para o recém-nascido, contém todos os nutrientes necessários para seu crescimento e desenvolvimento em quantidade e qualidade adequadas.

Se você está amamentando e tem boa produção de leite, considere ser uma doadora. Juntas podemos fazer a diferença na vida de muitos pequenos. Leite materno é igual amor de mãe, quanto mais se dá mais se tem. Seja doadora de leite materno e ajude a fazer a diferença na vida de muitos bebês.

O posto de coleta do HNSG está aberto, também, para as mães funcionárias da instituição, que estejam amamentando e que desejarem realizar ordenha durante o período de trabalho, para seus filhos. Desta forma o HNSG reforça seu compromisso e incentivo ao aleitamento materno. 

Doe, divulgue, incentive e ajude a escrever um futuro brilhante para quem mais precisa! 

Horário de funcionamento do Posto de Coleta

O posto está aberto de segunda a quinta-feira, das 07:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00.

Na sexta-feira, o funcionamento é das 07:00 às 12:00 e das 13:00 às 16:00.

Telefone: (31) 2107.6091

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 02h09 - Fonte: ClimaTempo
18°
Tempo nublado

Mín. 18° Máx. 24°

Dom 24°C 18°C
Seg 24°C 16°C
Ter 26°C 18°C
Qua 24°C 16°C
Qui 24°C 18°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio