Na tarde da última quinta-feira (12 de dezembro), um tumulto foi registrado em uma clínica de reabilitação localizada na comunidade Vila Amanda em Baldim.
O episódio incluiu um princípio de incêndio e mobilizou equipes da Polícia Militar (PM), Corpo de Bombeiros e Perícia da Polícia Civil.
De acordo com a PM, tudo começou com a morte de um interno da clínica que havia sido admitido no local ainda na madrugada da quinta-feira.
De acordo com a direção da unidade, o acolhido não recebeu nenhum medicamento durante a sua curta permanência e o falecimento foi constatado pela equipe médica da própria clínica. Não foram encontrados sinais de violência e a causa da morte será determinada pelo laudo do Instituto Médico Legal de Sete Lagoas.
Enquanto a PM atendia à ocorrência do óbito, alguns internos revoltados com a situação iniciaram um motim e atearam fogo em colchões dentro das dependências da clínica.
O tenente Mauro Toleto
A densa fumaça alertou os moradores vizinhos que registraram imagens. Segundo o tenente Mauro Toleto, comandante do 4º Pelotão de Baldim, a situação foi controlada pelos militares e seis internos suspeitos de liderar o motim foram encaminhados à delegacia de plantão em Sete Lagoas. “A situação foi contida, os principais autores aí do dano foram identificados, presos e encaminhados à polícia civil, onde é feita a ocorrência”, disse.
Durante o incidente alguns internos deixaram o local devido à fumaça e houve até relatos de fugas, mas essas informações não foram confirmadas.
Alguns familiares estiveram na clínica para buscar os seus parentes, enquanto outros optaram por deixá-los sobre os cuidados da unidade. O corpo de bombeiros foi acionado, mas ao chegar o fogo já havia sido contido.
Em nota, o Centro Terapêutico Baldim manifestou pesar pelo falecimento e solidariedade à família do acolhido. A instituição destacou seu compromisso com a recuperação de pessoas em situação de dependência química e reafirmou sua dedicação em trabalhar de forma ética, transparente e em conformidade com as leis. A direção também garantiu que medidas serão tomadas para evitar que situações semelhantes ocultam novamente.
VEJA O VÍDEO!
Mín. 17° Máx. 28°