A Polícia Federal (PF) realizou na manhã desta terça-feira (10) a Operação Overclean, que investiga um esquema de desvio de R$ 1,4 bilhão em contratos do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs).
A operação realizada em parceria com a Receita Federal, Controladoria-Geral da União (CGU), Ministério Público Federal e a Agência Americana de Investigações de Segurança Interna (HSI), prendeu 17 pessoas envolvidas no esquema.
Entre os alvos está o vereador Francisco Nascimento, primo do deputado Elmar Nascimento (União-BA), que não é investigado. Ao ser abordado, Francisco tentou se desfazer de uma sacola com dinheiro em espécie, jogando-a pela janela de sua residência. No entanto, o valor foi recuperado pela PF, e ele foi preso preventivamente.
As investigações indicam que o esquema desviava recursos provenientes de emendas parlamentares e contratos fraudulentos para empresas e indivíduos ligados ao grupo. Além da sacola de Francisco Nascimento, outros R$ 700 mil em espécie foram encontrados com Flávio Henrique Lacerda Pimenta, também preso na operação.
O vereador deverá explicar a origem dos valores e por que mantinha grandes quantias em espécie em casa, em vez de utilizar meios bancários rastreáveis.
Mín. 19° Máx. 26°