Sete Lagoas ganhou mais uma atleta de destaque no cenário do jiu-jitsu. Na noite de segunda-feira (09), Camila Dionísio alcançou um feito inédito na cidade: tornou-se a primeira mulher a ser graduada faixa preta na renomada academia Essence Jiu-Jitsu.
A conquista, que pegou a todos de surpresa, inclusive os demais faixas pretas da academia, foi celebrada com emoção. “Foi uma surpresa incrível. Nem os faixas pretas sabiam”, revela Camila. A graduação foi conduzida por seu professor, Rodrigo ‘Muleta’ Reis, conhecido por sua exigência e por ter formado grande parte dos faixas pretas de Sete Lagoas.
“Todos sabem o quanto ele é rigoroso”, comenta Camila. “Mas acho que é apenas uma formar de confirmar realmente que aquele aluno está à altura de sua graduação. Isso, para mim, valida ainda mais minha nova faixa”.
Com 17 anos de treino, Camila precisou interromper suas atividades por quatro anos após a gravidez, dedicando-se integralmente à filha, que também pratica jiu-jitsu. “Família que treina unida, permanece unida”, brinca.
Em entrevista à nossa reportagem, a nova faixa preta falou sobre sua trajetória no esporte, suas conquistas e seus planos para o futuro. “Fui campeã em diversas competições, incluindo campeonatos interestaduais, Copa Gracie Barra, Copa do Mundo de Jiu-Jitsu, além de algumas vitórias em lutas casadas. Até a minha pausa na gravidez, eu estava invicta na minha categoria”, contou.
Camila também falou sobre sua rotina. “Nunca tive uma rotina profissional de treinos. Sempre me dividia entre o trabalho e os treinos à noite e nos finais de semana. Há cerca de um ano, comecei a treinar também crossfit no box Kapura. O grande diferencial nas minhas vitórias, mesmo com essa rotina ‘amadora’, foi sempre treinar com homens mais fortes e pesados que eu. Eu competia até 49 quilos, e meus parceiros de treino pesavam entre 65 e 98 quilos, sendo que o professor proibia que aliviássemos o ritmo contra ela. O sofrimento nos treinos, no final, foi recompensado com vitórias”, relembrou.
Quanto aos planos para 2025, Camila pretende focar ainda mais na didática, pois é professora da classe Kids na escola de jiu-jitsu, onde divide a responsabilidade com o instrutor Alex. “A classe Kids está crescendo muito rápido, e ensinar crianças é um desafio muito mais difícil do que qualquer competição. Além disso, quero voltar a treinar intensamente, pois todos no meio sabem que a faixa preta é como um pedaço de carne jogado em uma jaula de leões. Todos querem um pedaço, seja o leão mais novo ou o mais velho”, concluiu.
Com uma trajetória sólida que se iniciou em 2000, a Essence Jiu-Jitsu se consolidou como um dos principais centros de treinamento de jiu-jitsu em Sete Lagoas. Sob a liderança dos mestres Rodrigo “Muleta” Reis e Djhonny Cley, a academia oferece um ambiente acolhedor e desafiador para praticantes de todas as idades e níveis.
Além de proporcionar um aprendizado técnico de alta qualidade, a Essence busca desenvolver nos alunos valores como disciplina, respeito e perseverança. Com aulas específicas para crianças, iniciantes e avançados, a academia oferece um programa completo que abrange desde a introdução aos fundamentos do jiu-jitsu até a preparação para competições. Para aqueles que desejam iniciar a prática, a escola oferece um mini curso gratuito com duas aulas particulares, uma excelente oportunidade para conhecer a modalidade e tirar dúvidas.
Localizada na rua Rondônia, 83 A, no bairro Canaã (veja no mapa abaixo), a Essence Jiu-Jitsu convida a todos a conhecer suas instalações e fazer parte dessa grande família. Para mais informações, acesse o Instagram da academia @essencejiujitsu ou entre em contato pelo telefone (31) 99872-4646.
Mín. 17° Máx. 28°