Nessa quinta-feira (28), em Brasília, aconteceu a cerimônia de premiação do Prêmio Periferia Viva 2024, uma iniciativa do Ministério das Cidades que celebra projetos de impacto social nas periferias brasileiras. O Programa Próximo Passo, desenvolvido na comunidade Cidade de Deus, em Sete Lagoas, foi reconhecido com o 1º lugar na categoria Justiça Territorial e Direito à Cidade e o 4º lugar em Iniciativas de Assessorias Técnicas.
A cerimônia contou com a presença do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que participou do lançamento oficial do Programa Periferia Viva, onde o principal fundamento é o de tornar a periferia visível.
O Grupo de Desenvolvimento Comunitário (GDC) de Sete Lagoas foi representado por Ernane Souza, presidente da Cooperação para o Desenvolvimento e Morada Humana (CDM), Eudson Almeida, supervisor do Programa Próximo Passo, e Vitória Rodrigues, jovem participante do projeto Lidera Jovem.
“Participar do Lidera Jovem tem sido transformador”, afirma Vitória Rodrigues, de 18 anos. “Ver nosso território sendo reconhecido é algo que me enche de orgulho e esperança. Estamos fazendo a diferença na comunidade, e isso é muito gratificante. É mais do que um projeto, é sobre acreditar que podemos transformar nosso futuro.”
O supervisor de projetos Eudson Almeida destaca a importância do prêmio como um reconhecimento ao trabalho desenvolvido nos últimos oito anos na Cidade de Deus. “Este prêmio é uma confirmação do nosso esforço e impacto no território. A CDM, gestora do Programa Próximo Passo, sente-se orgulhosa por ver o trabalho de tantos anos sendo reconhecido”, afirma.
Com a premiação, o Grupo de Desenvolvimento Comunitário coloca a Cidade de Deus no mapa nacional das periferias, consolidando a relevância da comunidade e das ações promovidas pelo Lidera Jovem desde 2022. “A CDM se orgulha muito de estar ao lado deste processo, contribuindo para a transformação social na Cidade de Deus”, finaliza Eudson.
Desde 2015, o Lidera Jovem tem mobilizado os jovens da comunidade para que participem ativamente nas questões sociais e territoriais, resultando em um aumento significativo na participação dos jovens em eventos e conferências locais, estaduais e nacionais. O programa também impulsionou a criação de novas iniciativas, como o Projeto Metamorfoses, que exemplifica como os jovens aplicam o conhecimento adquirido para desenvolver soluções inovadoras para sua comunidade.
“Convido as empresas que ainda não conhecem o Próximo Passo e a CDM a entenderem a importância de apoiar projetos como esse. A colaboração é fundamental para fortalecer essas ações”, conclui Eudson.
Para saber mais sobre os projetos, acesse o Instagram: @cdm.proximopasso e @cdmprojetossociais.
Mín. 20° Máx. 30°