“O Brasil na Década dos Afrodescendentes: reconhecimento, justiça e desenvolvimento” é o tema da I Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial em Sete Lagoas. A organização do evento é do COMPIR (Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial) e da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos.
A convocação, assinada pelo prefeito Leone Maciel, atende a Decreto da Presidência da República publicado no Diário Oficial da União em que convoca a Conferência Nacional, as conferências estaduais e as conferências municipais.
O COMPIR foi criado pela Lei Municipal nº 8.564, de 4 de maio de 2016, que "Dispõe sobre a Política Municipal de Promoção da Igualdade Racial - PMPIR e dá outras providências", de autoria do Executivo após apresentação, na Câmara Municipal, de anteprojeto de lei do então vereador Dalton Andrade (PT).
A realização da I Conferência Municipal de Igualdade Racial em Sete Lagoas apontará as principais metas a serem adotadas pelo Poder Público a fim de cumprir o que está estabelecido na Lei nº 8.564, como a redução das desigualdades raciais no Município, com ênfase na população negra, mediante a realização de ações exequíveis a longo, médio e curto prazo, com reconhecimento das demandas mais imediatas, bem como das áreas de atuação prioritárias.
Mín. 14° Máx. 26°