A primeira turma do 1º semestre de 2017 do projeto Engenheiro Empreendedor, ação liderada pelo IEL e SENAI, em parceria com o Sebrae Minas, foi encerrada em evento realizado na sede do Sebrae, no dia 13/06, em Belo Horizonte. A iniciativa é realizada com o objetivo de desenvolver as habilidades empreendedoras dos estudantes e recém-formados dos cursos de Engenharia e graduações afins. Esta edição do programa teve início em abril de 2017 e formou, em duas turmas, 59 novos engenheiros empreendedores para o mercado.
No total, o programa teve 99 horas de capacitação distribuídas em oito semanas onde os alunos participaram de capacitações, mentorias técnicas com especialistas do SENAI e de negócios com empreendedores voluntários, palestras de temas como sensemaking e capital empreendedor, além de trabalhos supervisionados utilizando a estrutura e a equipe do Laboratório Aberto do Centro de Inovação e Tecnologia SENAI FIEMG.
Durante a solenidade, foram escolhidos os três melhores projetos desenvolvidos durante os dois meses de programa.
O grupo Wheatpak foi o vencedor com o projeto de transformar embalagens em um subproduto do setor de panificação através da concepção de uma embalagem térmica e comestível para pets e 100% degradável.
O 2º posto foi conquistado pelo grupo Monitora, criador de um sistema integrado de autogestão, que fará controles e alertas inteligentes de problemas detectados, através de sensores e pulseiras com telas com indicadores e vibrações de alerta para ações críticas para o setor de laticínios.
Já na 3ª posição está o projeto Seisodry, equipamento industrial de sanitização e limpeza à seco, eliminando a necessidade de paradas intermitentes nos ambientes de produção de laticínios e dificultando a proliferação de fungos e bactérias.
O superintendente de educação do Sistema FIEMG, Cláudio Marcassa, enfatizou a consolidação do programa que em seis edições, teve 1933 Inscritos, 316 vagas ofertadas e sete turmas realizadas em duas regiões do estado, Região Metropolitana de Belo Horizonte e Vale do Aço.
“Esse é um programa que deu certo e vem fazendo a diferença, pois a FIEMG acredita que a formação e educação é o que transforma as pessoas, nossa sociedade e nossa indústria,” pontuou Marcassa.
O aluno do programa, Vitor Perim, pontuou que a ação liderada pelo Sistema FIEMG dá a oportunidade aos novos profissionais de obterem conhecimento sobre o mundo do empreendedorismo e colocar tudo o que foi aprendido em prática. “Em pouco mais de dois meses saímos do zero e, hoje, apresentamos vários projetos incríveis com planejamento financeiro, protótipos etc. Isso só demonstra que com o conhecimento posto em prática, o aprendizado é exponencialmente maior,” disse.
Inscrições abertas
O Programa Engenheiro Empreendedor está com inscrições prorrogadas até o dia 08/07. O curso é gratuito e há vagas disponíveis em Itajubá e Santa Rita do Sapucaí. Estudantes a partir do 5º período e recém-graduados nos cursos de engenharia e áreas afins podem se inscrever pela internet no site da iniciativa.
A carga horária total é de 99 horas em oito semanas. O candidato tem a opção de escolher entre os turnos manhã ou tarde para estudar.
Serviço: Inscrições para o Programa Engenheiro Empreendedor
Período: até 08/07
Local: site do programa
Investimento: gratuito
Informações
Itajubá
(35) 3623-1788 ou através do e-mail: [email protected]
Santa Rita do Sapucaí
(35) 3471-5671 ou através do e-mail: [email protected]
Mín. 14° Máx. 26°