A banda sete-lagoana Congadar, conhecida por sua fusão única de afro-rock e congado, prepara o terreno para o lançamento de seu terceiro álbum com o single “Legado Olorum”. A canção, que já pode ser conferida no YouTube, é uma homenagem aos ancestrais e um convite à dança, com batidas percussivas que remetem às raízes afro-brasileiras.
“Legado Olorum” surge de uma profunda reflexão sobre a importância de conectar-se com o passado para construir um futuro mais justo e equitativo. O baixista Marcão Avellar, um dos compositores da música, explica que a letra, escrita em jongo, foi inspirada em uma conversa sobre afrofuturismo: “Comecei a pensar nessa letra depois que fui a uma roda de conversa com o Morena Mariah. A ideia é entender o passado para pensarmos num futuro melhor, aprendendo com nossos antepassados”.
“Comecei a escrever em jongo, brincando com jogo de palavras, na métrica e no ritmo. Conversei com o percussionista Bruno e fui fazendo a letra, e o Giuliano a música”, concluiu o baixista.
A canção celebra a resistência negra e a força da cultura afro-brasileira, com letras que evocam a ancestralidade e ritmos contagiante. “Esses ritmos estão no DNA do brasileiro. É como se a gente acessasse um lugar de memória da gente. É a ancestralidade”, define Carlos Saúva, um dos fundadores da banda.
Criada em 2013, a Congadar já possui uma discografia sólida, com dois EPs e dois álbuns lançados. O novo disco foi novamente produzido por Giuliano Fernandes e gravado de forma totalmente analógica no ForestLab, localizado em Paty do Alferes, interior do Rio de Janeiro, e capitaneado por Lisciel Franco.
Siga a banda no Instagram para acompanhar todos os lançamentos: @congadar
Mín. 18° Máx. 23°