No fim de novembro, serão conhecidos os vencedores da etapa nacional do Desafio Liga Jovem 2024. De Cachoeira da Prata, município que fica a 28 km de Sete Lagoas, a equipe Ariranha, da Escola Municipal Coronel Américo Teixeira, irá representar o estado mineiro na categoria Ensino Fundamental, na 2ª edição da competição. Os cincos estudantes vão apresentar o projeto finalista para uma banca de jurados em São Paulo.
Considerada a maior competição de empreendedorismo tecnológico escolar do Brasil, o Desafio é uma realização do Sebrae e do Instituto Ideias do Futuro, para incentivar a cultura empreendedora e o protagonismo dos estudantes e professores. Entre as premiações, estão previstas a participação em uma missão internacional, notebooks, smartwatches e tablets de última geração.
Os estudantes receberam apoio da orientadora Rosângela Eduarda Barbosa para desenvolver um aplicativo que digitaliza acervos históricos da cidade, permitindo que a comunidade participe ativamente do processo. Na primeira edição do Desafio, a escola chegou a ser uma das semifinalistas e, neste ano, concorre ao grande prêmio. “Para uma escola pública do interior de Minas, chegar à final do Desafio Liga Jovem significa reconhecer o potencial e dedicação dos nossos alunos, e uma transformação nas oportunidades que podemos oferecer a eles. É incrível como essa experiência amplia os horizontes dos nossos estudantes, incentivando-os a sonhar mais alto e a perceber que suas ideias e vozes podem ter impacto”, comemora a orientadora.
Em São Paulo, além de estar ao lado das melhores equipes do país, os estudantes participam de passeios e visitas técnicas, além de uma oficina sobre storytelling na Faculdade Sebrae. A banca final da categoria Ensino Fundamental será realizada no dia 27 de novembro, na Faculdade Sebrae. O anúncio dos vencedores acontecerá no dia 28, às 17h, no palco do CASE – Evento de startups e inovação, no Pavilhão da Bienal.
O Museu e Arquivo Histórico Coronel Américo Teixeira Guimarães é uma importante ferramenta de preservação da história de Cachoeira da Prata, por meio de doações de objetos e documentos da comunidade. A partir do projeto dos estudantes, tem sido possível digitalizar os arquivos do museu, e dos materiais do acervo pessoal dos moradores, que facilita a promoção do conhecimento sobre o município, enquanto patrimônio cultural, e ajuda no desenvolvimento econômico local por meio do turismo cultural.
A analista do Sebrae Minas Renata Castro explica como a educação empreendedora promove o desenvolvimento econômico local, e fortalece a comunidade. “Ter Cachoeira da Prata na final do Desafio nos motiva a buscar novas estratégias para levar a educação empreendedora para mais regiões. No dia 14 de novembro, realizaremos uma palestra com o professor Naboa para estudantes e professores da rede municipal e estadual do município. Além disso, os integrantes da equipe Ariranha serão os “Embaixadores da Educação Empreendedora” na cidade. Nossa meta é atender toda a rede pública em 2025”, reforça.
Representante da Região Sudeste – Ensino Fundamental
As informações sobre o Desafio Liga Jovem estão disponíveis em desafioligajovem.com.br.
Mín. 20° Máx. 28°