Construir uma política da pessoa idosa consistente e que atenda as demandas, necessidades e potencialidades deste público-alvo garantido que sua construção ocorra de maneira democrática e participativa.
Este foi um dos norteadores da VI Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa realizada no Espaço Reviver, em Sete Lagoas, nesta quarta-feira, 30 de novembro.
A Conferência foi promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa e pela Secretaria Municipal de Assistência Social reunindo, em um espaço de debates e apresentação de propostas, representantes do poder público e da sociedade civil organizada.
A Conferência de Direitos das Pessoa Idosa é um espaço amplo e democrático de reflexão, discussão e articulação coletivas em torno de propostas e estratégias que apontam diretrizes para as várias políticas setoriais envolvidas, como a da Assistência Social, da Educação, da Saúde, da Segurança, do Transporte e Acessibilidade, entre outras.
Todo o plano é direcionado por legislações como o Estatuo o Idoso e as políticas nacionais, estaduais e municipais voltadas à pessoa idosa.
A conferência tem caráter deliberativo, isto é, o que elas definem tem extrema relevância pública e deve ser considerado pelos gestores das políticas e pela sociedade, cabendo ao Conselho estimular e fiscalizar o cumprimento de suas deliberações.
Logo da abertura dos trabalhos foi realizada a leitura do Regimento Interno do encontro. Em uma das fases foram realizadas palestras com foco na temática dos eixos propostos (veja abaixo).
Os palestrantes foram a assistente social e especialista Lea Lúcia Cecílio Braga, o advogado e professor Rafael Luiz da Silva e o médico geriatra Roger Rodrigues Alvarenga.
Na última etapa os grupos de trabalho de cada eixo debateram e apresentaram propostas que poderão ser levadas à Conferência Estadual. Por fim, foi realizada a eleição dos delegados que representarão Sete Lagoas na etapa estadual.
CADA UM DOS EIXOS:
Mín. 16° Máx. 25°