Entre os vereadores eleitos em Fortuna de Minas, para o mandato que vai de 2025 a 2028, Álvaro Dias Alves (Alvinho-MDB), de 19 anos, é um dos mais jovens da história do município.
A Câmara também teve em sua história, uma outra vereadora jovem, Graziele Pires Gonçalves (Grazi), eleita em 2000, também com 19 anos na ocasião.
Nas Eleições deste ano (2024), Alvinho obteve 99 votos - 3,44%. Ele é morador de uma comunidade remanescente de quilombolas, Beira Córrego e Retiro dos Moreiras.
Alvinho é filho de Sílvia Dias, mulher quilombola, que ele define como analfabeta guerreira.
Ele conta que fez uma campanha limpa e honesta, levando propostas e procurando ouvir a população. “Não sou o 1º a ser eleito com 19 anos, sou o 2º da história. Me engrandece muito, saber que 99 pessoas acreditaram na minha pessoa para representá-los na Câmara Municipal.”, enfatiza Alvinho.
Para ele, se tornar um vereador representante e proveniente de uma comunidade quilombola é buscar uma visão ampla, trabalhar na renovação e representar outros jovens da cidade. “Vejo que hoje há poucas oportunidades para os jovens daqui de Fortuna de Minas e quero ser a ponte que irá ligar a juventude ao Executivo Municipal”, ressalta Alvinho.
Ele pretende fazer um mandato participativo, onde o político vai até a população e não ao contrário. Segundo o novo vereador, quer contribuir de forma justa, buscando sempre o melhor para Fortuna de Minas, legislando e fiscalizando as ações do Executivo.
Para Alvinho é uma satisfação enorme se tornar um vereador representante e proveniente de uma comunidade quilombola. “É muito importante ter alguém que busque políticas públicas, represente o povo e com a parceria do Executivo vamos proporcionar o melhor para a nossa população.”, acredita.
Mín. 17° Máx. 23°