A mina central e a mina leste de tratamento de matéria-prima para a fabricação de aço voltará a entrar em operação na Usiminas, no complexo localizado em Itatiaiuçu, região Central de Minas Gerais. O anúncio foi feito pelo empresa após acordos comerciais fechados na China, em Cingapura e no Oriente Médio. Com a medida, novos empregos serão gerados.
A chegada e o treinamento de novas turmas de operadores de máquinas, técnicos de manutenção e equipe de vendas nas reservas da Mineração Usiminas dão a partida do trabalho da companhia para retomar o processamento de minério de ferro em duas instalações do complexo, paralisadas desde a crise de demanda e preços que a indústria mineral vem enfrentando nos últimos anos.
O projeto aprovado pelos acionistas da mineradora, – a Usiminas, dona de 70% do capital, e o grupo japonês Sumitomo Metal Corporation, que detém 30% – é religar os equipamentos da mina Central em setembro, quando também a mina Leste deverá voltar às operações.
O reinício das operações com as duas minas representará a produção de 700 mil e 800 mil toneladas a mais de minério concentrado com alto teor de ferro para dar novo gás às áreas de produção e permitir o seu retorno firme ao mercado internacional. Ainda é necessário que o Governo de Minas conceda a Licença Ambiental para que o projeto industrial seja efetivamente concretizado.
Mín. 17° Máx. 27°