No próximo sábado (19) o Projeto Ciliar e o Monumento Natural Estadual Gruta Rei do Mato (MNEGRM) estarão envolvidos numa causa nobre: coletar sementes nativas do Cerrado que serão usadas em ações de reflorestamento e educação ambiental.
A coleta acontece das 7h às 11h na Unidade de Conservação com inscrições abertas para voluntários.
Rosimeire Calixto, vice-presidente do Projeto Ciliar explica que as sementes coletadas serão usadas em diferentes ações promovidas pelo grupo.
Uma delas é a “Muvuca de Sementes”, semeadura direta que envolve o preparo dos exemplares para lançamento posterior em áreas degradadas.
Além disso, outras partes serão destinadas ao cultivo nas sementeiras do projeto e também como amostras nas atividades educativas em escolas, empresas, eventos e outros.
As inscrições para participar da coleta de sementes no sábado são limitadas e gratuitas. É importante se atentar às instruções:
Recomendações para garantir a segurança e bem-estar durante a ação:
O Projeto Ciliar – Cidade Limpa e Arborizada foi criado em agosto de 2019 em Sete Lagoas. É um projeto apartidário com intuito de conscientizar as pessoas sobre a conservação do meio ambiente em termos de arborização, manutenção da limpeza urbana e também promoção de educação ambiental. O projeto foi lançado para atender a todos os moradores e empresas da cidade de Sete Lagoas que desejam abraçar essa causa.
O MNEGRM é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral criada pela Lei Estadual nº 18.348, de 25 de Agosto de 2009, com o intuito de proteger o sítio arqueológico Gruta Rei do Mato, seus ecossistemas cársticos de grande beleza cênica, fauna e flora valorizando os patrimônios espeleológico, arqueológico e paleontológico. A sua gestão é feita pelo IEF – Instituto Estadual de Florestas com administração da Concessionária Urbanes Parques.
Mín. 18° Máx. 23°