O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou o retorno das atividades da rede social X (antigo Twitter) no Brasil, nessa terça-feira (8). A plataforma, no entanto, ainda não está funcionando para todos os usuários.
A empresa estava com o funcionamento suspenso em todo território nacional, desde 30 de agosto, após descumprir decisões do STF.
A situação foi regularizada depois que a rede social concluiu o pagamento da multa de R$ 28,6 milhões, indicou um representante legal no país e realizou o bloqueio dos perfis que estão sob investigação.
Alexandre de Moraes determinou, então, que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) notifique as operadoras de internet sobre o desbloqueio.
Dessa forma, essas empresas ficarão à cargo de liberar o acesso à rede social, o que pode ocorrer de forma gradativa, como foi com o bloqueio da plataforma.
Em nota, a Anatel diz que “caberá a cada uma das prestadoras tomar as providências técnicas necessárias para implementar essa ordem judicial.
IO tempo para a execução do desbloqueio dependerá das medidas empregadas pelas prestadoras, conforme suas especificidades.”
Mín. 20° Máx. 28°