Um mutirão para prevenção e diagnóstico de câncer de mama e câncer de próstata, realizado pela Rede Mater Dei de Saúde, vai beneficiar mulheres a partir de 40 anos e homens a partir de 50 anos, de Belo Horizonte e Região Metropolitana.
É que, durante o mês de novembro, unidades do hospital farão exames e consultas gratuitas para o diagnóstico de câncer de mama e câncer de próstata.
Participam da ação os hospitais Mater Dei Santo Agostinho, Mater Dei Contorno e Mater Dei Betim-Contagem. Além das mamografias, a rede vai oferecer também a consulta médica após os resultados e, caso necessário, também os exames ultrassom e biópsia para um diagnóstico completo.
Para os homens, será ofertado o exame de PSA (Antígeno Prostático Específico), além do exame de toque no momento da consulta médica, e caso necessário, biópsia também.
Como participar?
As inscrições devem ser feitas no dia 26 de outubro, pelo telefone (31) 3401-7300. O agendamento e a realização dos exames acontecerão de 4 a 15 de novembro. E as consultas com exames prontos serão no dia 23 de novembro.
A iniciativa faz parte da campanha da rede chamada “Outubro Rosa: Laços de Cuidados”. “Menos de 10% dos casos de câncer de mama são relacionados à hereditariedade e, no Brasil, a maioria dos casos é identificada em fases já sintomáticas da doença, como, por exemplo, através do aparecimento de nódulos palpáveis nas mamas”, reforça a ginecologista e mastologista, coordenadora da Mastologia da Rede Mater Dei de Saúde, Anna Dias Salvador.
Por isso, segundo a médica, a falta do autocuidado e o hábito de adiar consultas desafiam a busca pelo diagnóstico precoce. “Nessa campanha Outubro Rosa, queremos lembrar às mulheres da importância de se escolherem e de se priorizarem. Queremos falar sobre a necessidade coletiva de cuidar, de se antecipar, de focar na prevenção”, acrescenta a médica.
Conscientização
A Rede Mater Dei também convida a população para um bate-papo sobre conscientização da importância da prevenção para a saúde da mulher. Uma palestra aberta ao público será realizada no dia 11 de outubro, às 10h, no auditório do Mater Dei Contorno, conduzidas pelos coordenadores da mastologia da Rede, Dra. Anna Salvador e Dr. Waldeir Almeida. As vagas são limitadas, mediante inscrição prévia pelo link.
No local haverá a exposição “Laços de Coragem: Retratos e Histórias de Transformação”, que exibirá fotos de pacientes da Rede Mater Dei que estão em tratamento contra o câncer de mama. Uma homenagem para elas que enfrentam com coragem o diagnóstico e o tratamento. “A campanha Outubro Rosa é uma oportunidade de conscientização, mas o cuidado com a saúde da mulher deve ser uma prioridade durante o ano todo. A Rede Mater Dei existe para oferecer acolhimento e tratamento de qualidade, além de fortalecer os laços de coragem e apoio que fazem toda a diferença na vida de quem enfrenta o câncer”.
Mín. 20° Máx. 28°