Cervejas e outras bebidas alcoólicas fazem parte da rotina de muitas pessoas. Por outro lado, cresce o apelo das versões sem álcool, que seriam mais saudáveis para o consumo.
Um estudo da Universidade de Aston analisou os potenciais benefícios do consumo de cervejas com baixo teor alcoólico e sem álcool, focando em como ingredientes e processos de produção artesanal podem aumentar os metabólitos da bebida.
Na pesquisa, publicada na revista MDPI em 2020, foi revelado que a cerveja sem álcool pode oferecer compostos bioativos que favorecem o bem-estar.
Os pesquisadores realizaram uma revisão dos estudos existentes, que incluiu estudos feitos em laboratórios e em humanos, além de informações sobre ciência alimentar.
Eles analisaram os bioativos presentes nos ingredientes, como lúpulo (utilizada na produção da cerveja) e os grãos, e também os efeitos dos diferentes microrganismos para fermentação usados na produção.
Os autores compararam essas informações com as recomendações de saúde pública para balancear os possíveis benefícios da cerveja sem álcool com os riscos associados ao consumo de álcool e ao excesso de calorias.
Mín. 17° Máx. 23°