O mês muda, mas o clima continua o mesmo: quente e seco. Uma nova onda de calor, a oitava neste ano, se estabeleceu no Brasil nesse domingo (30) e atinge alguns estados, incluindo Minas Gerais.
Devido a isso, as temperaturas podem ficar cerca de 3°C a 5?°C acima da média e as máximas podem atingir novamente valores próximos a 38/39?°C.
De acordo com o Climatempo, o fenômeno pode comprometer ainda mais a qualidade do ar por vários dias consecutivos e aumentar o potencial de queimadas em todo o país.
A umidade do ar no decorrer desta semana também pode ficar em alerta em várias capitais, incluindo Belo Horizonte.
O meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Claudemir Azevedo, confirmou a previsão para a capital mineira. “BH terá uma semana de tempo estável, com clima quente e seco. Predomínio será de céu claro e baixa umidade do ar. Além disso, a máxima prevista é de 33ºC, sem contar a interferência da onda de colar, que pode aumentar a temperatura em até 5ºC”, afirma.
O especialista destaca que a previsão é válida até a próxima semana. “As condições de temperaturas elevadas continuam, mais ou menos, até o dia 10 de outubro, quando o quadro de calor e seca deve amenizar.” Ainda segundo ele, há possibilidade de chuva para o próximo dia 12.
“O tempo começa a ficar mais instável a partir na quinta-feira que vem (10). A previsão é para diminuição do calor e aumento da umidade relativa do ar, devido a uma massa de ar frio que deve descer da Amazônia. Esses fatores, além das pancadas de chuva isoladas típicas da primavera, podem causar precipitações”, conclui Azevedo.
Mín. 16° Máx. 23°