Alguns Partidos entraram na última terça-feira (17), com recurso na Justiça Eleitoral, contra a impugnação das candidaturas de chapas de vereadores, que apoiam a Coligação “Fortuna Merece o Melhor”, dos candidatos a prefeito e vice, João de Cota e Tulu, também já impugnada.
Contudo, a Justiça Eleitoral de Sete Lagoas indeferiu o recurso e a chapas permanecem impugnadas. O Juízo da 322ª Zona Eleitoral de Sete Lagoas já havia declarado procedente as impugnações apresentadas ao Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (DRAP) da Federação Brasil da Esperança, devido o mesmo ter sido finalizado apenas no dia 18 de agosto último, fora do prazo legal para o registro de candidaturas.
Os Partidos, através de defesa jurídica, tentaram justificar que o atraso na apresentação do DRAP não ocorreu por vontade própria ou sem razão, alegando que a lei eleitoral interpreta os prazos de maneira flexível, desde que não haja prejuízo e não comprometa a lisura do processo eleitoral ou má-fé de partido ou candidato.
Também alegou que o rigor de prazos e exigências pode ser desproporcional e prejudicial ao direito de participação política, mas a Justiça Eleitoral não aceitou as alegações dos Partidos e manteve o indeferimento das candidaturas.
Portanto, de acordo com notícia amplamente divulgada pelo Site Mega Cidade, o município de Fortuna de Minas só tem um candidato a prefeito e outro a vice, sendo Cláudio de Nicote e Orisvan, considerando que a candidatura de João de Cota e Tulu está impugnada.
Segue a lista de vereadores que estão impugnados pela Justiça Eleitoral, mesmo com recurso interposto:
Partido Mobiliza
Federação PT, PV e PC do B
Mín. 14° Máx. 26°