Uma operação contra a extração mineral ilegal ao longo da BR-040 foi realizada nesta quinta-feira (19), em cidades da região metropolitana de Belo Horizonte e Central, além da capital. Ao todo 18 mandados de busca e apreensão foram cumpridos.
De acordo com a Polícia Federal, os pedidos foram expedidos pelo Juízo Federal da 3ª Vara Criminal da Subseção Judiciária de BH e estão sendo cumpridos em Sete Lagoas, Itabirito, Contagem, Pedro Leopoldo, Nova Lima, Itabira e Belo Horizonte.
Foram apreendidos nove veículos de carga utilizados para as práticas criminosas. Duas empresas, sediadas no município de Itabirito e que operam sem o necessário licenciamento ambiental para tratamento de minério de ferro, tiveram as atividades suspensas.
Conforme a PF, as investigações tiveram início após o recebimento de denúncia da Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig), da ocorrência de atividades criminosas às margens da rodovia BR-040 nos municípios de Nova Lima e Itabirito, que estariam gerando o risco de explosão de gasoduto da citada empresa.
As investigações revelaram pessoas trabalhando na exploração ilegal de minério de ferro, contratando motoristas, operadores de máquinas, negociando o produto mineral ilegal e utilizando “olheiros” e pessoas armadas para dar suporte às práticas delituosas.
A operação identificou ainda empresas que adquirem o minério ilegal. Se condenados, os investigados podem responder pelos crimes de extração mineral ilegal e usurpação de bem da União, cujas penas máximas somadas chegam a 6 anos de detenção, e também por associação criminosa, com pena máxima de 3 anos de reclusão.
Mín. 17° Máx. 23°