O Setembro Amarelo é uma campanha dedicada à conscientização sobre a importância da saúde mental e prevenção ao suicídio.
Criada em 2015, o movimento busca abrir diálogo sobre condições como depressão e ansiedade, incentivando a busca por ajuda.
Em 2024, o lema “Se precisar, peça ajuda!” reforça a necessidade de apoio emocional e cuidado com a saúde mental.
De acordo com a psicóloga Meire Rose Cassini, do Hospital Felício Rocho, o suicídio é um tema complexo, mas cuidar da saúde mental é tão importante quanto da saúde física.
Ela destaca a importância da terapia como um espaço seguro para a expressão de sentimentos e busca de soluções para os desafios da vida.
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que o suicídio é uma das principais causas de morte entre jovens de 15 a 29 anos, sendo a quarta maior causa, atrás de acidentes de trânsito, tuberculose e violência.
O fenômeno afeta pessoas de diferentes origens e sexos, e a prevenção exige um esforço coletivo, envolvendo famílias, amigos e a sociedade.
As ações do Setembro Amarelo acontecem em todo o país, com campanhas em escolas, universidades e empresas, além do apoio de profissionais de saúde, que atuam na linha de frente da prevenção e cuidado.
Mín. 17° Máx. 23°