A Associação Mineira de Municípios (AMM) reforça o seu compromisso com a saúde mental e incentiva todos os municípios de Minas Gerais a promoverem ações de conscientização e apoio psicológico durante o mês de setembro, em especial no dia 10, Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. A
campanha Setembro Amarelo é um importante movimento global que visa combater o estigma em torno da saúde mental e prevenir o suicídio, com o lema deste ano sendo “Se precisar, peça ajuda!”.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 700 mil suicídios são registrados anualmente no mundo, número que pode ultrapassar um milhão, considerando os casos subnotificados. No Brasil, aproximadamente 14 mil pessoas tiram suas próprias vidas a cada ano, o que significa que, diariamente, 38 brasileiros cometem suicídio. Estes números alarmantes demonstram a urgência de promover o debate e a conscientização sobre o tema.
Durante o Setembro Amarelo, é comum que pontos turísticos e locais públicos sejam iluminados com a cor amarela, com o objetivo de chamar a atenção da população para a importância de discutir o suicídio e as formas de preveni-lo. A campanha também incentiva a realização de eventos e palestras que abordem o tema, além de promover a divulgação de informações sobre os recursos de apoio disponíveis, como serviços psicológicos e psiquiátricos.
A AMM reforça a importância de os municípios mineiros aderirem ao movimento, promovendo ações educativas, eventos públicos e incentivando a população a buscar ajuda profissional em casos de necessidade. A entidade salienta que cuidar da saúde mental é um dever de todos e deve ser feito com o acompanhamento de profissionais capacitados, como psicólogos e psiquiatras, garantindo um tratamento adequado e eficaz para aqueles que necessitam.
Neste Setembro Amarelo, a AMM convida todos os municípios a se engajarem nessa causa de grande importância social, incentivando a solidariedade e a promoção da saúde mental em todo o estado de Minas Gerais.
Se precisar, peça ajuda!
Mín. 17° Máx. 23°