Após solicitação de contratualização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG) inicia cirurgias de fechamento de ostomia pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A cirurgia de fechamento de ostomia, também conhecida como reversão de ostomia ou reconstrução do trânsito intestinal, é uma operação delicada e o pós-operatório exige cuidados e vigilância médica, além da colaboração ativa do paciente e de sua família.
"Essas cirurgias têm uma complexidade maior e, muitas vezes, necessitam de grampeadores especiais. Retomar essas cirurgias é um zelo de cuidados sociais que a equipe médica e a instituição assumem", explica o Dr. Caio Dutra, Diretor Técnico do HNSG e responsável pelo procedimento.
A demanda na região por esse tipo de cirurgia é significativa e continua crescendo, já que muitas ostomias são realizadas em situações de emergência. "São centenas e, a cada dia, esse número aumenta", comenta o médico.
Além do SUS, o HNSG também realiza essas cirurgias por convênios e particular. "Agora estamos retomando as cirurgias do SUS. É isso que me deixa satisfeito em ajudar o próximo”, enfatiza o Dr. Caio Dutra.
O HNSG segue comprometido com o atendimento humanizado e de alta qualidade, especialmente aos pacientes mais vulneráveis.