Uma investigação conduzida por médicos ingleses sugere que o Alzheimer pode apresentar sinais precoces em pessoas a partir dos 40 anos, décadas antes dos sintomas mais conhecidos, como a perda de memória, se manifestarem.
A pesquisa, realizada pelo University College London, indicou que dificuldades de navegação espacial podem ser um dos primeiros indicativos da doença, surgindo até 20 anos antes do aparecimento dos sintomas mais comuns.
O estudo, publicado na revista Alzheimer & Dementia, foi realizado com voluntários entre 43 e 66 anos, utilizando óculos de realidade virtual para testar a capacidade de navegação em um labirinto virtual.
Os resultados mostraram que indivíduos com o gene APOE4, associado a um risco aumentado de Alzheimer, apresentaram pior desempenho nessas tarefas, sugerindo que essas dificuldades podem ser um sinal precoce da doença.
Os pesquisadores destacam que essa descoberta pode ser útil para o desenvolvimento de exames que permitam o diagnóstico precoce do Alzheimer, possibilitando tratamentos que possam retardar a progressão da doença.
Mín. 20° Máx. 28°