O futebol sul-americano está de luto. O zagueiro uruguaio Juan Manuel Izquierdo, de 27 anos, que atuava pelo Nacional-URU, faleceu nesta terça-feira em São Paulo, após não resistir a complicações decorrentes de uma parada cardiorrespiratória associada à arritmia cardíaca.
A morte encefálica do atleta foi confirmada pelo Hospital Israelita Albert Einstein, onde ele estava internado desde a última quinta-feira.
Izquierdo sofreu um mal súbito durante o segundo tempo da partida contra o São Paulo, válida pelas oitavas de final da Conmebol Libertadores, no Estádio do Morumbi. Aos 39 minutos da etapa final, o jogador caiu no gramado e foi prontamente atendido pela equipe médica.
Ele foi diagnosticado com arritmia cardíaca e precisou ser ressuscitado ainda na ambulância a caminho do hospital, onde foi sedado e encaminhado à UTI. Durante o fim de semana, o quadro de saúde do atleta se agravou.
Exames indicaram uma progressão do comprometimento cerebral e aumento da pressão intracraniana, deixando Izquierdo em estado crítico, dependente de ventilação mecânica e sob cuidados intensivos neurológicos. Apesar dos esforços médicos, o jogador não resistiu e teve a morte confirmada nesta terça-feira.
O Nacional-URU foi o primeiro a divulgar a notícia do falecimento, que foi posteriormente confirmada pelo hospital em São Paulo.
A tragédia comoveu o mundo do futebol, e diversos clubes e jogadores manifestaram suas condolências nas redes sociais. O atacante Luis Suárez, compatriota de Izquierdo, lamentou a perda em uma postagem emocionada.
O corpo de Izquierdo será transportado para o Uruguai em um avião da Força Aérea Uruguaia, onde será realizado o velório e sepultamento.
Mín. 17° Máx. 23°