Em um mundo de desafios e adversidades, ser ouvido, acolhido, receber afeto e atenção faz toda a diferença, principalmente em momentos em que a saúde se encontra fragilizada. Essa doação de tempo, ações e bons sentimentos, de forma espontânea e não remunerada, é atribuída ao voluntariado, que é celebrado anualmente no dia 28 de agosto.
E neste ano, a data será comemorada de forma especial na unidade da Versânia Brasil (rua Denver, 190, bairro Santa Lúcia), em Belo Horizonte, a partir das 15h. Trata-se de uma roda de leitura de cartas de cunho carinhoso, de acalento e de esperança que foram escritas a mão, digitalizadas e impressas por Voluntários da Fundação Keralty, de diversas partes do Brasil, e direcionadas aos pacientes que passam por tratamento de cuidados paliativos na clínica. Do total de quase 16 mil voluntários da rede no país, mais de 3 mil são da capital mineira.
“O voluntário é aquela pessoa que se doa em troca de algo que o dinheiro não paga: um abraço, um sorriso, um olhar de gratidão e palavras, como obrigado. É um ser que trata o valor humano como algo condicional da vida. E celebrar a data com essa iniciativa, de compartilhamento de emoções, é muito precioso para nós”, diz Erika Nunes, gerente da Associação Keralty.
Algumas cartas trazem, além do conteúdo inspirador, fotos dos remetentes, segundo a gerente. “É a forma de voluntários criarem vínculos com os destinatários. Inclusive, alguns deles gravam as cartas em formato de áudios e vídeos que são encaminhados via e-mail ou WhatsApp”, explica.
Todas as cartas passam por revisão que é feita por uma equipe de voluntários pedagogos e psicólogos. Por meio desse procedimento é possível identificar o que o remetente quer externar e se está em consonância com as regras do projeto que constam em um e-book.
Para fazer parte do grupo de voluntários é necessário se inscrever por meio da plataforma Atados (https://atados.com.br/ong/associacao-keralty/vagas), parceira do projeto que tem como missão fortalecer a cultura do voluntariado no Brasil.
Mín. 20° Máx. 27°