Um drone foi interceptado pela Polícia Penal de Minas Gerais ao tentar arremessar drogas e um celular dentro da Penitenciária José Maria Alkimim, em Ribeirão das Neves, região metropolitana de Belo Horizonte.
O incidente ocorreu na noite de terça-feira (20 de agosto). A aeronave transportava 10 buchas de maconha, um celular e um cartão de crédito. O operador do drone, um homem em regime semiaberto, foi preso em flagrante.
A ação foi conduzida pelo Grupamento de Patrulha Aérea (Gpaer) com o auxílio do Kit Antidrone, uma tecnologia avançada que identifica e abate drones em áreas de segurança.
O dispositivo foi rastreado por radiofrequência e neutralizado com precisão, impedindo a entrada dos itens proibidos na unidade prisional.
A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) destacou que o uso de drones tem sido um importante investimento do governo de Minas na segurança pública, sendo utilizado para monitoramento em grandes eventos, operações táticas, e vigilância de presídios.
Recentemente, em junho, a Polícia Penal usou drones com visão termal para flagrar quatro pessoas tentando arremessar drogas e celulares no Complexo Penitenciário de Juiz de Fora.
Mín. 17° Máx. 23°