O período de surgimento dos pernilongos em Sete Lagoas está vindo – entre agosto e setembro. Nesse sentido, cinco “fumacês” serão usados para dedetizar lagoas, lagos, córregos e área de matas.
Um cronograma de aplicação foi criado pela Prefeitura de Sete Lagoas a fim de combater os mosquitos. De acordo com o executivo municipal, serão utilizados cinco termonebulizadores, sendo quatro usados como ‘mochilas’ pelos aplicados e um instalado em um veículo.
Ainda segundo a Prefeitura, os locais que terão a dedetização são potenciais criadouros de pernilongos culex, transmissor da febre oroupoche. Esses mosquitos proliferam em água com acúmulo de muita matéria orgânica e se escondem em regiões sombreadas de matas fechadas.
Para as demais regiões urbanas da cidade, a profilaxia se dá com a utilização de mosquiteiros, repelentes, uso de roupas mais cobertas e dedetização caseira. Duas equipes saem diariamente com roteiros específicos para garantir a aplicação de inseticida e larvicida.
O setor responsável pela prevenção e controle de vetores nessas áreas já desenvolve esse trabalho desde 2013, porém, a Secretaria Municipal de Saúde renovou os equipamentos e redobrou os acessos nesses locais como forma de prevenção epidemiológica.
Denúncias, informação e dúvidas, os moradores podem ligar para 31 3774-1546.
Confira os locais que recebem dedetização dos termonebolzadores:
Lagoa do Cercadinho
Lagoa Boa Vista
Lagoa Catarina
Lagoas do Ondina Vasconcelos
Lagoa do Matadouro
Lagoas Paulino e Mucuri (Praça da Feirinha)
Áreas de matas próximas aos bairros:
Jardim Arizona
Santa Felicidade
Lagoa Grande
Lagoa Azul
São Luiz
Nova Serra
Iporanga
Flórida
Titamar
Eldorado
Verde Vale
Mata Grande
Esmeraldas
Córregos:
Córrego do Diogo
Córrego do Capão do Poço
Canal do Montreal
Córrego do Matadouro
Córrego da Av. Irma Flávia
Ponte Dona Dora e Progresso
Córrego Iraque
Córrego Areias
Córrego Jardim Primavera
Ponte do JK
Córrego Av. Dalton
Córrego Melancias
Córrego Padre Teodoro
Córrego Prainha
Mín. 14° Máx. 26°