Faltando menos de dez dias para o início da exigência do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) 2024 em Minas Gerais, mais de 3 milhões de veículos ainda estão com a documentação atrasada. Este número representa quase 30% da frota total do Estado.
Os proprietários que não regularizarem a situação terão que pagar juros e multa, já que o documento começa a ser exigido a partir de 1º de setembro para veículos com placas terminadas em 1, 2 e 3.
Para obter o CRLV 2024, seja no formato digital ou impresso, é necessário ter quitado o IPVA, o seguro obrigatório, a Taxa de Renovação do Licenciamento Anual do Veículo (TRLAV) e quaisquer multas pendentes.
A exigência do documento para veículos com placas terminadas em 4, 5 ou 6 começa em 1º de outubro, e para aqueles com placas terminadas em 7, 8, 9 ou 0, em 1º de novembro.
Além disso, a Secretaria de Estado da Fazenda (SEF) informou que o IPVA 2024 de 2,9 milhões de veículos também está atrasado, representando 26% da frota tributável de 11,3 milhões.
Os proprietários podem regularizar o débito a qualquer momento, via PIX ou diretamente nos terminais de autoatendimento, guichês e aplicativos de bancos autorizados.
É possível parcelar o IPVA atrasado em até 12 vezes, desde que o valor mínimo de cada parcela seja R$ 200. No entanto, o parcelamento do Licenciamento Anual não é permitido.
Os motoristas que forem flagrados sem o CRLV estarão cometendo uma infração gravíssima, sujeita a multa de R$ 293,47, sete pontos na carteira de habilitação e remoção do veículo para um pátio credenciado, o que acarretará mais despesas para regularização.
Mín. 16° Máx. 28°