No final de semana, dias 23, 24 e 25 de agosto, o FLONA (Floresta Nacional de Paraopeba) recebe o Festival Gastronômico Caminhos de Rosa.
O evento chega repleto de atrações culturais e comidas típicas da cozinha mineira, tendo como base de seus pratos o milho e a mandioca que foram reconhecidos como Patrimônio Cultural Imaterial do estado de Minas Gerais, em 2023.
Prepare-se também para acompanhar apresentações culturais, shows ao vivo, uma vasta programação infantil com jogos, brincadeiras populares, caça ao tesouro, causos e histórias de arrepiar a nuca ao pé da fogueira e a cereja do bolo, o ônibus biblioteca.
Imagine ter acesso a um programa de extensão da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, criado pelo governador Juscelino Kubitschek em 1954. O carro-biblioteca tem como objetivo levar cultura e conhecimento, através da literatura, para bairros e regiões metropolitanas de Belo Horizonte. Na sexta, dia 23 de agosto, de 13h às 16h, o foco é receber as crianças das escolas públicas de Caetanópolis e Paraopeba.
O Caminhos de Rosa é essencialmente uma rota turística, idealizada há dez anos pelo mineiro André Ferreira, mais conhecido como André Zumzum, ou simplesmente Zumzum. A rota, que conecta importantes cenários do sertão mineiro, recebeu este nome por reconstituir o caminho feito, em 1952, pelo escritor, nascido em Cordisburgo, João Guimarães Rosa (1908 – 1967).
Sobre o lombo de uma égua, Guimarães Rosa passou dez dias e percorreu 250 quilômetros acompanhando alguns vaqueiros que tocavam uma boiada. A comitiva saiu de Três Marias e seguiu até a Fazenda São Francisco, em Araçaí. A viagem foi cuidadosamente anotada em um diário, que mais tarde deu origem ao livro “A boiada”. Suas experiências pela cultura e cenários sertanejos de Minas também alimentaram o imaginário do autor que, mais tarde, em 1956, publicou um dos grandes clássicos da literatura brasileira e mundial, “Grande sertão: Veredas”.
O Caminhos de Rosa se tornou uma plataforma com diversas camadas (esportivo, lazer e de negócios), que reúne público, patrocinadores, viajantes, atletas e, em especial, moradores da região que dão vida a um dos pilares do Caminhos de Rosa, o “Projeto Hospedarias”. Este tem como meta aprofundar a vivência e a experiência dos turistas promovendo o desenvolvimento da economia familiar e a valorização da cultura regional.
Em consonância ao Projeto Hospedarias, destaca-se o Museu de Território Caminhos de Rosa que, por sua vez, almeja, primordialmente, o desenvolvimento dos moradores e a preservação de seus bens culturais, materiais ou imateriais, promovendo o envolvimento continuado da comunidade, sob o viés da valorização patrimonial, cultural e identitária.
Nesta mesma toada e com muita alegria, o Caminhos de Rosa comemora mais um passo importante, neste dia 25 de agosto, durante a cerimônia de encerramento das provas de ultramaratonas de bikes, no FLONA, será colocado o marco zero do Caminho da Boiada a ser inaugurado em 2025, junto ao Museu de Território.
Acompanhe a programação: Festival Gastronômico Caminhos de Rosa – Edição Paraopeba
23 de Agosto – sexta-feira
- 19h às 23h – (encerramento da cozinha às 22h)
24 de Agosto – sábado
- 16h às 23h – (encerramento da cozinha às 22h)
25 de Agosto – domingo
- 9h às 14h
Cardápio: Pastel de angu com carne de lata e requeijão moreno com geleia picante de pequi; galinhada com touili de quiabo; polenta cremosa cm ragú de linguiça da roça e opção vegana.
Programação Cultural
- Violão e voz todos os dias
- Playlist nos intervalos
- 25 de Agosto – domingo
- 9h - Congado
- 11h30 - Boi da Manta
Programação Infantil
24 de Agosto – sábado
- 15h às 16h30 - Jogos e brincadeiras populares
- 20h às 21h30 – Causos e histórias de arrepiar a nuca ao pé da fogueira
25 de Agosto – domingo
- 9h às 10h30 – caça ao tesouro
- 10h30 às 11h30 – piquenique
Programação Ônibus Biblioteca
23 de Agosto – sexta-feira
- 13h às 16h – tem o foco de receber as escolas públicas de Caetanópolis e Paraopeba
24 de Agosto – sábado
- 8h às 16h – Espaço para os pais dos alunos das escolas citadas conhecerem o ônibus
25 de Agosto – domingo
9h às 14h – Horário de funcionamento e premiação do evento esportivo
Programação MTB – GRAVEL – RAIZ
23 de Agosto – sexta-feira - Três Marias
- 15h – Entrega de kit
- 19h – Jantar
- 19h30 – Apresentação Cultural
- 20h – Congresso Técnico
- 20h30 – Encerramento
24 de Agosto – sábado
Três Marias
- 5h30 – Abertura da arena – entrega de kit e recolhimento da bag
Morro da Garça - sábado
- 9h – Entrega de Kit
- 11h30 – Apresentação cultural no Morro
- 12h30 – Congresso Técnico
- 13h – Largada
Paraopeba - sábado
- 18h – Previsão dos primeiros chegarem
25 de Agosto – domingo – Paraopeba
- 12h – Previsão do último chegar
- 13h - Premiação
INFORMAÇÕES ADICIONAIS: www.caminhosderosa.com.br / instagram: @caminhosderosa
André Zumzum: (31)99208-0696
Juliana Franqueira: (31)99667-663
Mín. 16° Máx. 28°