Cerca de 500 pessoas participaram do 9º Encontro Estadual das CEBs de Minas Gerais, entre o 18 e 21 de Julho de 2024, na cidade de Passos, da Diocese de Guaxupé, com o tema: “CEBs e lutas populares – caminhando juntos por terra, teto e pão” e o lema: “Derruba do trono os poderosos e eleva os humildes” (Lc 1,52).
As Caravanas vindas de todas as regiões mineiras chegaram à cidade de Passos, desde à tarde da quinta-feira dia 18 de Julho. A Diocese de Sete Lagoas foi representada pelo coordenador Luciano Lira, o padre assessor Warlen Ferreira e mais 10 representantes da CEBs. Todos os participantes foram acolhidos nas casas de famílias das Paróquias da cidade de Passos.
A abertura do encontro foi marcada por um momento de espiritualidade com a indicativa de que esses dias seriam uma oportunidade de cada um se inteirar sobre a riqueza do tema, pois não tem sentido uma Igreja que não seja Comunidade.
O arcebispo de Uberaba e responsável por acompanhar as CEBs no Regional Leste II, Dom Paulo Mendes Peixoto, a partir da sua reflexão, ajudou a pensar o que podemos fazer para que nossas comunidades sejam lugares de partilha constante.
Na sexta-feira pela manhã os trabalhos se iniciaram com a assessoria do padre Paulo Adolfo e da Irmã Wirma Barion a cerca do tema proposto: CEBs e lutas populares – caminhando juntos por terra, teto e pão”, e na parte da tarde os participantes se dividiram em 13 oficinas, onde puderam debater sobre vários temas ligados às lutas populares. Ainda na sexta-feira, os participantes acompanharam o momento denominado “Romaria dos Mártires da Caminhada” que relembra àqueles que doaram suas vidas em defesa do Evangelho, em sua profundidade e verdade, e sofreram as consequências da perseguição e morte em favor do Reino.
No sábado o destaque do encontro foi o tema Sinodalidade. Segundo o assessor, o Irmão Mariano, “a sinodalidade é permanente, não é como a Campanha da Fraternidade. Implica organizar-nos por dentro. Exige uma conversão que mude a cabeça, o coração e a atitude.” Na parte da tarde do sábado foi o momento do retorno dos trabalhos das oficinas através de apresentações.
Os jovens, mesmo em número menor, marcaram presença conduzindo os momentos de oração e reflexão.
No último dia do encontro, no domingo, foi o momento de aprovação da Carta Compromisso na escolha da próxima Diocese que iria acolher o 10º Encontro Estadual.
Os representantes da Diocese de Sete Lagoas, apresentaram o desejo de sediar o próximo encontro e leram a carta enviada pelo Bispo Diocesano, Dom Francisco Cota, acolhendo o 10º Encontro Estadual das CEBs em 2028.
E assim a Diocese de Sete Lagoas foi aprovada pela assembleia presente, como o local do próximo Encontro Estadual das Comunidades Eclesiais de Base, previsto para acontecer em 2028.
O encontro encerrou-se com a missa de envio, celebrada por Dom Paulo Peixoto, abençoando as expectativas de bons frutos nos trabalhos diocesanos, a partir da partilha e experiências vividas nesses dias do encontro.
Mín. 20° Máx. 28°