O Governo de Minas Gerais anunciou a criação da Rota dos Vinhos, uma nova iniciativa que visa promover o enoturismo – turismo voltado ao consumo e apreciação de vinhos – em oito regiões produtoras do estado.
A Rota dos Vinhos foi lançada nesta segunda-feira (19/8) no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, pelo governador Romeu Zema e pelo vice-governador Professor Mateus, com a presença de mais de 40 produtores de 20 municípios mineiros.
A iniciativa busca alavancar a vinicultura e a vitivinicultura em Minas Gerais, fortalecendo o setor e atraindo visitantes, investimentos, além de gerar emprego e renda. O governador Romeu Zema destacou o crescimento exponencial da vinicultura no estado e sua importância econômica a longo prazo.
Zema também mencionou o papel da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater–MG) no desenvolvimento da cultura vinícola em Minas.
O protocolo de intenções para a estruturação da Rota dos Vinhos foi assinado pelo Governo de Minas, Sebrae Minas e a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg). As regiões contempladas são Zona da Mata, Triângulo Mineiro, Sul/Sudoeste, Oeste, Norte, Metropolitana, Jequitinhonha, Central e Campo das Vertentes.
O vice-governador Professor Mateus destacou que o enoturismo é uma atividade de alto valor agregado, que pode impactar positivamente a economia local e a renda dos produtores. Ele afirmou que a iniciativa privada já está contribuindo para esse desenvolvimento com hotéis, restaurantes e visitas a vinícolas.
A Rota dos Vinhos será coordenada pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG), em parceria com a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), Sebrae Minas e Fiemg. Segundo o secretário de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, a iniciativa fortalecerá a identidade cultural do estado e consolidará Minas Gerais como um destino de referência no enoturismo brasileiro.
Mín. 16° Máx. 28°