Diversos focos de incêndio são registrado na Serra do Cipó, região Central de Minas Gerais, nesta segunda-feira (19) e, como consequência, a visitação ao parque nacional foi suspensa pelo ICMBio.
Segundo a Brigada Cipó, organização sem fins lucrativos que atua no combate a incêndios na região, são mais de 10 focos de queimada desde domingo.
Devido ao incêndio, o ICMBio publicou nota nesta segunda-feira dizendo que todos os colaboradores seriam deslocados para o combate ao incêndio e, com isso, suspenderia a visitação em todas as portarias do parque.
Ao todo, 16 brigadistas da entidade e do ICMBio atuaram na região nesse domingo, mas, por se tratar de região de difícil acesso, eles cobram o envio de aeronave para ajudar nos trabalho.
“A região da Serra do Cipó está sangrando. Vários incêndios, em regiões diferentes, se espalham rapidamente e destroem tudo pela frente, principalmente, toda fauna e flora”, escreveram os brigadistas no Instagram, que ainda publicaram, nesse domingo, carta em cobrança à presença de equipes dos bombeiros. “O Corpo de Bombeiros não está no local, pedimos o apoio aéreo hoje de manhã, mas até então não conseguimos. Portanto, sem apoio”, queixaram-se.
Nesta segunda-feira, os bombeiros afirmaram que duas guarnições atuam no combate aos incêndios na Serra do Cipó.
Mín. 16° Máx. 28°