O Governo Federal divulgou a relação de candidatos e vagas para os cargos do Concurso Nacional Unificado (CNU), o “Enem dos concursos”, acontecido nesse domingo (18). A seleção centraliza em uma única prova os concursos autorizados para contratação de servidores públicos em diferentes órgãos a nível nacional, divididos em 8 blocos temáticos.
As provas aconteceram em dois momentos, pela manhã e tarde. Todos os candidatos a vagas que exigem ensino superior responderam a 20 questões objetivas de conhecimentos gerais. Enquanto isso, os candidatos do ensino médio (bloco 8) responderam a 15 questões objetivas sobre língua portuguesa e fazem uma redação. Já no período vespertino, as avaliações foram diferentes para cada bloco temático. Nelas, foram cobrados conhecimentos específicos, também na forma de múltipla escolha.
A partir de terça-feira (20) serão divulgados o gabarito oficial. Veja o cronograma completo:
De acordo com a ministra de Gestão e Inovação em Serviços Públicos Ester Dweck, as abstenções para a CNU estavam “dentro do esperado”, atingindo acima de 50%: “A média histórica é em torno de 40%, chegando a 50% em concursos maiores”, afirma. Durante coletiva realizada no domingo (18), a ministra disse que a taxa de abstenção foi puxada sobretudo pelos faltantes que concorriam a vagas de ensino médio, enquanto os candidatos de nível superior compareceram em maior número.
“O maior percentual de abstenção foi no nível médio, o bloco 8, que tinha a maior relação candidato por vaga. Nos outros blocos ficou abaixo da média. O menor bloco de abstenção foi o 3, da área ambiental, agrária e biológica. Mas, em geral, os percentuais de [abstenção] de nível superior ficaram em percentuais muito próximos. E o que destoou mesmo foi o nível intermediário”, avaliou a ministra.
Mín. 14° Máx. 26°