O futebol como forma de integração social é uma das propostas de uma escolinha de Sete Lagoas que integra atletas participantes de categorias de base do Campeonato Mineiro. A Arena TM tem parceria com o clube Minas Boca, que está nas competições sub-14, sub-15 e sub-17 (estas duas últimas da segunda divisão). Boa parte dos garotos que ali estão são alunos da rede pública de ensino; ao todo são 200 atletas.
O projeto surgiu no ano de 2019 desenvolvido por Thiago Mancha, primeiramente para formação de goleiros para alto rendimento – inclusive, com jogadores do Democrata, que naquela época tinha paralisado as atividades com sua escolinha. “Logo após alguns meses e já colhendo frutos do trabalho, a escola teve um crescimento muito rápido em uma proporção nem esperada”, comenta.
A Arena TM, pouco tempo depois, fechou uma parceria com o Minas Boca, clube que atua nas categorias de base na Federação Mineira de Futebol (FMF). O time, que tinha mudado suas operações para Belo Horizonte mas encontrava dificuldades, encontrou na escolinha de futebol ajuda: “O presidente [do Minas Boca Marcelo Mendes] nos fez o convite em julho de 2023 pra disputar o Mineiro da categoria sub-14. Fui tudo muito rápido. Faltava apenas 15 dias pra estreia na competição. Nos estávamos em São Paulo na disputa de uma competição em Piquete. De lá mesmo telefonei pra alguns parceiros em Sete Lagoas, pro secretário de esporte, no qual abraçou a causa juntamente e dei o retorno ao Marcelo que toparíamos”, aponta Thiago.
A “aventura” foi honrosa para a parceria: naquele ano o Minas Boca / Arena TM brigou pelo título de campeão do interior e jogou de igual para clubes com mais investimento, como o Cruzeiro e o Siderúrgica, de Sabará. “Trazer a competição inédita da categoria pra Sete Lagoas nos fez sentirmos honrados por ter sido abraçados por todos. Nisso seguiu a parceria e as demais categorias foram nos oferecidas”, completa Thiago Mancha, que hoje estão no sub-15 e sub-17 da segunda divisão mineira. Há cerca de oito anos que clubes de Sete Lagoas não disputavam campeonatos estaduais de categorias de base e com isso, o leque de oportunidades se abriu para a escolinha.
Os garotos que possuem o sonho de atuar profissionalmente no futebol, uma oportunidade: a Arena TM está realizando avaliações para reforçar suas categorias de base. As equipes sub-15 e 17 podem receber atletas até uma semana antes da primeira fase da competição (que termina em 14 de setembro); já a equipe sub-14 irá estrear no dia 16 de agosto contra o Cruzeiro e está recebendo atletas: interessados podem mandar mensagem através do WhatsApp 31 97153-8562 (Alice). “Seguimos também com nossa iniciação e o Baby Fut pra crianças de 4 a 9 anos, agora em novo horário: a partir das 18h com Gláucio Lira”, finaliza Mancha.
Mín. 17° Máx. 23°