Um problema recorrente no Município de Paraopeba/MG, no tocante à telefonia móvel, é a deficitária prestação dos serviços da operadora Vivo S. A., o que tem gerado inúmeras reclamações por parte dos cidadãos, que não estão conseguindo realizar as ligações de aparelhos celulares através da referida operadora, que é a predominante no Município, o que está gerando inúmeros transtornos à população, aos órgãos públicos e aos setores empresariais.
Como a primeira instância de reclamação no interior, geralmente, é a Prefeitura, esta não se manteve inerte e fez várias reclamações à Vivo S. A., de forma reiterada, sendo que o problema persiste e nenhuma solução ou resposta, foi dada pela referida operadora.
Desta forma, a Prefeitura de Paraopeba encaminhou o Ofício GAB/036/2024 à ANATEL - Agência Nacional de Telecomunicações, para que sejam adotadas as imediatas providências para se prevenir um apagão geral na comunicação do Município de Paraopeba e região, e adotar as medidas urgentes tais como notificar a empresa de telefonia móvel concessionária dos serviços na região (Vivo S. A.), para o pronto restabelecimento das ligações de aparelhos celulares ou buscando meios para a encampação imediata dos serviços de telefonia fixa por outra empresa concessionária de telefonia móvel.
Como estratégia para a solução do problema, a Prefeitura também notificou a Controladoria-Geral da União (CGU), o Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público Estadual (MPE), para conhecimento e providências para ajudar na resolução imediata do problema.
Mín. 16° Máx. 29°