A IDV, marca de produtos militares do grupo Iveco, assinou na sexta-feira (5) um contrato com o Exército Brasileiro para fornecer 420 viaturas LMV-BR 2. A Diretoria de Fabricação do Exército coordenou o contrato, com valor estimado de R$ 1,4 bilhão. De acordo com a fabricante, os veículos blindados serão entregues em até dez anos, com início programado para 2026.
A fábrica da Iveco em Sete Lagoas (MG) produzirá as viaturas LMV-BR 2 (Light Multirole Vehicle – Veículo Multitarefa Leve) destinadas ao Exército Brasileiro. Essa unidade também produz o blindado anfíbio 6x6 Guarani, operado pela força terrestre, bem como veículos comerciais da Iveco.
O Exército Brasileiro chama o veículo militar da IDV de Guaicuru. O apelido faz referência à tribo indígena do Brasil temida no passado por seus guerreiros que combatiam montados em cavalos.
A frota do Exército Brasileiro conta com a primeira versão do Iveco LMV desde 2021. Atualmente, a força terrestre tem 32 unidades do modelo blindado em serviço. A nova série LMV2 vem com atualizações que garantem maior capacidade de carga e mais conforto aos ocupantes. Para isso, pode levar até cinco soldados (incluindo o motorista), de acordo com a divisão do grupo Iveco.
Além disso, o Guaicuru, que pesa 8,1 toneladas, tem motor FPT FC1C turbodiesel de 220 cv de potência e 50,9 mkgf de torque. O câmbio é automático de oito marchas fornecido pela ZF, há tração 4x4 e três bloqueios de diferencial. No entanto, por questões de segurança, nem o Exército Brasileiro nem a Iveco divulgam outros detalhes do novo LMV2.
Mín. 20° Máx. 28°