Há quem discorde, mas, para muitos brasileiros, o mês de julho ainda é tempo de folia de São João. Um verdadeiro presente para os fãs das vestimentas xadrez, de fogueira e uma boa quadrilha, as festas ‘julinas’ são uma oportunidade de estender as celebrações e manter as bandeirolas na decoração.
Nas regiões Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, não há dúvidas que as festas continuam no mês de julho e que as receitas típicas são parte dessa soma que as torna tão especiais. Os pratos, que ganham características próprias em cada local, são um sucesso geral.
Em Minas Gerais, o melhor jeito de driblar o friozinho de julho e curtir é tomando um quentão. Com uma boa cachaça mineira, gengibre, cravo e canela, o quentão é a mistura perfeita para manter o coração aquecido durante as quadrilhas.
Já na hora de adoçar o paladar, entre as delícias mais aguardadas estão a canjica, cremosa e adoçada na medida certa, e o pé de moleque, preparado com ingredientes regionais que garantem um toque especial. Um caldo quentinho também é uma das melhores opções quando o assunto é agradar o gosto do mineiro.
Já no estado do Goiás, as festas julinas ainda são sinônimo de uma rica e saborosa tradição culinária. Entre os pratos mais emblemáticos estão a pamonha, feita com milho verde fresco e envolta em palha, e o arroz doce, que é uma estrela nas celebrações.
E não dá para esquecer da broa de fubá, que é assada até dourar e exala um aroma irresistível, remetendo ao calor humano que marca as festas em Goiás.
As receitas completas, e muitas outras, podem ser encontradas no site: https://blog.bretas.com.br/
Mín. 16° Máx. 29°