O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), em parceria com o departamento de Controle da Dengue, iniciou nesta segunda-feira, 1º de julho, o censo animal.
O principal objetivo da Prefeitura de Sete Lagoas é mapear a população de animais domésticos para elaborar novas ações em prol de tutores, cães e gatos.
A pesquisa é realizada de maneira simultânea em várias regiões, uma delas foi a do bairro Jardim Arizona.
Os dados obtidos também vão possibilitar campanhas de proteção mais eficientes, além de adequar as campanhas de vacinação, castração e outras medidas sanitárias de acordo com a realidade da cidade. “Os agentes estão na cidade inteira e, durante a rotina de trabalho, vão obter informações importantes para o nosso planejamento. Um direcionamento adequado para que o CCZ possa propor políticas públicas eficientes”, explica Patrícia Silveira, coordenadora do CCZ.
Os agentes de endemias foram capacitados para o trabalho e vão de casa em casa. Todos estão uniformizados e identificados com crachás para oferecer mais tranquilidade e segurança aos moradores. “Nossas equipes estão preparadas para receber as informações em formulário próprio. São poucas perguntas e, por isso, a abordagem é bem rápida. Esperamos que todos colaborem com este trabalho”, comentou o agente Adalmir Netanyahu Rodrigues.
Além de mapear os animais nas residências o censo também vai registrar a situações em cães e gatos que vivem na rua. A pesquisa será finalizada no fim do mês de outubro.
Uma contagem de cães e gatos do município será muito importante para:
Compreender as necessidades específicas de cada região da cidade.
Planejar novas ações que beneficiarão os tutores, os cães e os gatos.
Avaliação da cobertura vacinal antirrábica do município.
Avaliação das áreas prioritárias para o Controle Populacional (castração)
Identificação de locais com grande número de cães e gatos para propor ações.
Identificar os animais em situação de rua e seus cuidadores para propor parcerias no cuidado desses animais.
Traçar estratégias para melhorar as condições de vida dos cães e gatos.
Mín. 16° Máx. 29°