Para marcar o encerramento da Semana Rio das Velhas 2024 com chave de ouro, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) – em parceria com seus Subcomitês, movimentos ligados às águas e mobilidade urbana, ambientalistas, urbanistas e bicicleteiros – irá promover uma Cicloexpedição pelos rios visíveis e invisíveis da capital, em 29 de junho (sábado), Dia do Rio das Velhas.
O ponto de partida será o Parque Ecológico Roberto Burle Marx/ Parque das Águas (Av. Ximango, 809 – Flávio Marques Lisboa – Barreiro), às 9h – concentração a partir das 8h. Pelo caminho, o grupo seguirá em grande parte o caminho do Ribeirão Arrudas, afluente do Rio das Velhas.
A Cicloexpedição irá convidar os participantes a conhecerem o território como primeiro passo para a recuperação das águas na cidade. De forma investigativa, o grupo percorrerá cursos d’água visíveis e ocultos, explorarão nascentes, pedalarão pela cidade, interagirão com a água em locais limpos e lamentarão a poluição em outros, vivenciando a natureza urbana.
O ponto de chegada será o Parque Municipal Américo Renné Giannetti (Av. Afonso Pena, 1377 – Centro). O trajeto completo terá 19km, em trechos exclusivamente retos e de descida. A duração estimada é de 2h a 2h30 aproximadamente.
Uma parte expressiva do trajeto será feita em ciclovia ou ciclofaixa. Haverá, de todo modo, batedores de carro para o comboio, além de líderes de bicicleta que auxiliarão o grupo, especialmente em esquinas e trechos mais movimentados.
Use protetor solar, roupas leves, equipamento de proteção e se hidrate ao longo do caminho (haverá distribuição de água antes e depois da cicloexpedição).
Acesse o link e conheça o percurso completo.
Você e sua bike irão necessitar de transporte para deslocamento até o Parque Ecológico Roberto Burle Marx? Preencha o formulário e se inscreva. A saída será às 7h30, na Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem (Rua Sergipe, 175 – Funcionários). Vagas limitadas.
Você quer ir pedalando até o Barreiro, mas não sabe o melhor caminho ou está inseguro em ir só? O Giro Rua puxa um pedal em grupo e fará a ida até o Parque das Águas. A concentração será a partir de 6h30 na RODA Café e Ciclocultura (R. Dona Lídya Couto, 194 – Floresta) e a saída será às 7h30. O ritmo do pedal é tranquilo sem correria, mas não devagar, com o objetivo de chegar às 8h30 no Barreiro. Qualquer pessoa com qualquer bicicleta é bem-vinda!
Você quer participar da iniciativa, mas não sabe andar de bicicleta, não tem uma magrela ou não quer fazer o percurso de 19km? Compareça ao Parque Municipal Américo Renné Giannetti a partir das 9h e participe das festividades.
Confira o mapa na íntegra:
Mobilização no Parque Municipal
Para celebrar essa grande mobilização em favor das águas, o grupo de ciclistas será recepcionado no Parque Municipal com uma programação complementar, que inclui piquenique, distribuição de materiais educativos sobre a Bacia do Rio das Velhas, coletiva de imprensa, palco aberto (com apresentações musicais, poéticas e teatrais), além da exposição educativa e Cine Velhas.
A coletiva de imprensa reunirá os porta-vozes do CBH Rio das Velhas e dos principais movimentos ligados à temática hídrica, ambiental e da mobilidade urbana. As discussões irão girar em torno dos principais impactos sofridos pelo Rio das Velhas e seus afluentes, e as ameaças e efeitos da emergência climática sobre as águas e a cidade de Belo Horizonte.
As atrações culturais também agitarão o Parque Municipal. A partir das 9h30, Mestre Amâncio, o brincante cantador, compositor e educador ambiental, subirá ao palco. Às 11h30 será a vez do ensaio aberto do bloco carnavalesco Toca Raul Agremiação Psicodélica, com a apresentação “Buliram muito com o planeta”. Outras atrações ainda serão confirmadas.
Haverá ainda degustação promocional da cerveja Uaimií, nome indígena ligado ao Rio das Velhas e com rótulos inspirados na história e personagens da nossa bacia hidrográfica.
Compareça e participe desta ação em prol do Rio das Velhas, das águas no ambiente urbano e da ocupação da cidade!
Mín. 16° Máx. 29°