Cordisburgo recebe entre os dias 04 e 06 de julho o I Seminário Luso-Brasileiro de Turismo e Literatura, com o objetivo de realizar o intercâmbio de pesquisas e práticas sobre o entrelaçamento desses dois saberes: turismo e literatura, no Brasil e em Portugal.
Sua organização está a cargo do Curso de Turismo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com apoio do Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC) da Universidade do Algarve (UAlg); da Fundação de Amparo à Pesquisa em Minas Gerais (Fapemig); da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult), através da Diretoria de Museus e do Museu Casa Guimarães Rosa; do Circuito Turístico Guimarães Rosa e do Instituto de Estudos Avançados Interdisciplinares(IEAT) da UFMG em colaboração com a Fundação Universitária para o Desenvolvimento do Ensino e da Pesquisa(Fundepe).
Os professores responsáveis pela organização do Seminário, Profa. Diomira Faria e Prof. Sergio Donizete Faria, da UFMG, tem o turismo literário como objeto de projetos de pesquisa e extensão, desde 2016. O evento terá como convidada internacional a Profa. Silvia Quinteiro, da Universidade do Algarve, que além de precursora dos estudos em literatura e turismo, é responsável pela implantação de rotas literárias em Portugal e Espanha.
Além das mesas de debate sobre as potencialidades da literatura na criação de produtos turísticos, haverá um mini curso ofertado pelas Professoras Silvia Quinteiro e Diomira Faria sobre Metodologias para a construção de rotas literárias.
O público alvo do Seminário são estudantes de universidades públicas e privadas da graduação e pós-graduação; Circuitos Turísticos; comunidades da região do sertão rosiano; profissionais do turismo e da cultura, além de pessoas interessados no tema.
A inscrição é gratuita.
O Seminário acontecerá no Centro de Atendimento ao Turista, em Cordisburgo, centralidade de um potencial percurso literário baseado na obra de Guimarães Rosa. O intercâmbio com especialistas e com a comunidade local fortalece a criatividade ao utilizar a cultura como fonte de ideias e soluções para o fortalecimento do turismo literário regional.
Mín. 16° Máx. 29°