A situação dos bancos de sangue é crítica em Sete Lagoas, principalmente em relação aos tipos sanguíneos O negativo e A negativo que estão em níveis baixos.
O problema coloca em risco os atendimentos de urgência e cirurgias que dependem desses tipos específicos de sangue.
Também outros tipos sanguíneos estão em estado de alerta, o que demanda uma atenção especial da comunidade para reforçar as doações durante este período desafiador.
Quem pode doar sangue?
Pessoas com boa saúde, com peso acima de 50 Kg, e que tenham entre 16 e 69 anos. Não ter tido hepatite após os 11 anos de idade também é um requisito importante.
Além disso, é necessário apresentar um documento original e oficial de identidade que contenha foto, filiação e assinatura. Jovens de 16 e 17 anos podem doar se estiverem acompanhados do responsável legal ou portanto autorização dele.
Jovens de 16 e 17 anos poderão doar se estiverem acompanhados do responsável legal ou portanto autorização dele.
Quem não pode doar sangue?
Indivíduos com idade inferior a 16 anos ou superior a 70 anos, com peso inferior a 50 Kg, ou que estejam com hipertensão ou hipotensão arterial no momento da doação, também não podem doar. Além disso, quem estiver com febre no dia da doação não é elegível para doar sangue.
Qual a frequência para uma pessoa poder doar sangue?
O intervalo para doação de sangue convencional é de 60 dias para homens e 90 dias para mulheres. Recomenda-se que o homem doe até 4 vezes por ano e a mulher até 3 vezes por ano.
Localizaçao do Hemominas Sete Lagoas:
Avenida Dr. Renato Azeredo, 3170, Dante Lanza
Fone: (31) 3027-2700
Mín. 18° Máx. 23°