Uma artista plástica de muita inteligência e grande conhecimento da pintura e de artistas históricos. Essa é Leha Sathler, residente no Bairro São Judas Tadeu em Cachoeira da Prata-MG. Trata-se de uma maravilhosa artista que se define como autodidata e sonha aprofundar estudos de pintura na França. Ela sente imensamente agradecida pelo apoio que sempre recebeu do povo de Cachoeira da Prata e Sete Lagoas, o que já manifestou em vídeo divulgado por ela no youtube. “O meu trabalho foi todo desenvolvido por mim mesma. Fui vendo a vida de outros pintores, acompanhando e sentindo aqueles que eram mais interessantes para mim”, declara.
Leha Sathler conta que é artista plástica desde criança e menciona sua mãe, Geralda Vicentina, como a precursora que lhe incentivou junto ao pai Júlio Silva, abrindo-lhes as portas para o mundo da arte. “Meu trabalho é vocacionado para pintura em tela mais acadêmica. Hoje estou estudando a pintura “secrets of portrait painting” (segredos de retratos), a pintura renascentista, pintura celta, outros gêneros e a pintura contemporânea que são as que temos hoje em termos de surrealismo, ou seja, aquela em que temos a liberdade de expressar através da arte, aquilo que vem na cabeça”, revela.
Segundo a artista Leha, a pintura contemporânea ganhou muito espaço hoje, mas temos alguns traços da pintura realista e renascentista que ainda é muito importante para pessoas que buscam um retrato com mais perfeição, com mais delicadeza e sutileza e até mesmo um trabalho de retrato. “Por exemplo, ao assistir uma ópera você consegue captar ali várias emoções. Tenho minha linha própria contemporânea de fazer o meu trabalho, mas também tenho aquela linha renascentista.”, ressalta.
A artista plástica fala sobre a influência da literatura em seu trabalho, tendo refletido o “movimento da arte”, a “arte moderna na Europa”, a disputa dos pintores renascentistas que estavam tendo dificuldade de aceitar outras artes e cita como exemplo, Pablo Picasso, Monet e van Gogh. “Contudo, hoje procuro uma maior ênfase naquilo que eu estou criando!”, finaliza.
Mín. 16° Máx. 23°