A Prefeitura Municipal de Inhaúma-MG publicou no último dia 6 de abril, a Lei Nº 1.548/2017, assinada pelo prefeito Juninho, que concede aos servidores ocupantes de cargos de professor, a partir de 1º de janeiro de 2017, reajuste de 13,03% em seu salário base. A referida Lei tem o fim específico de adequação ao piso salarial nacional dos profissionais do magistério público da Educação Básica, nos termos da Lei Federal Nº 11.738/2008.
De acordo com o Art.2º da Lei Nº 1.548/2017, com o reajuste, para uma carga horária semanal do cargo em 25 horas, o valor do piso é de R$ 1.575,83 e para uma carga horária semanal do cargo em 40 horas, o valor do piso é de R$ 2.521,32. O Parágrafo único do mesmo Artigo, afirma que a diferença salarial do reajuste do piso nacional do magistério a que refere-se esta Lei, corresponde ao mês de janeiro e fevereiro e engloba o pagamento retroativo ao magistério municipal, no exercício financeiro de 2017.
A secretária municipal de Educação Dayanne Silva vê como importante a preocupação e o empenho do prefeito Juninho em valorizar os professores. “Sabemos que hoje, o salário do professor no Brasil é muito aquém do que ele merece, devido a sua dedicação e seu trabalho com pessoas. Contudo, o Município de Inhaúma tem muito a ganhar com a presença do prefeito na Educação, uma vez que ele concedeu um aumento um pouco acima do piso salarial, que seria para 25 horas.”, avalia.
Segundo a secretária, o objetivo do prefeito é valorizar a classe e investir na educação do município nos próximos anos. “A intenção dele é pagar sempre o melhor! Destacou que o valor retroativo já foi pago para os professores na íntegra. Além do reajuste, o Juninho vem fazendo investimentos, seja em material didático da Editora Positivo para a Educação Infantil, kit escolar para os alunos da rede, oferta de merenda de qualidade e em breve, distribuição do uniforme escolar a todos os estudantes da rede municipal.”, conclui.
Mín. 14° Máx. 26°