Após início de outono marcado por temperaturas elevadas, Minas Gerais pode registrar a primeira queda de temperatura acentuada nos próximos dias. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), uma frente fria provoca declínio de temperaturas a partir desta quarta-feira (29 de maio), com pico de frio na quinta-feira (30 de maio), quando pode ocorrer a primeira geada no Sul do Estado. Em Belo Horizonte, a menor temperatura deve ser registrada no sábado.
De acordo com a meteorologista do Inmet, Anete Fernandes, uma massa de ar frio avança pelo Estado e provoca queda nas temperaturas das regiões Sul e Zona da Mata. Nesta quarta-feira (29), a mínima no Estado deve ser de 8ºC na região Sul, cinco graus a menos do que a mínima registrada nesta terça-feira (28 de maio), quando os termômetros chegaram a 13ºC.
Com o avanço do frio, o feriado de Corpus Christi, na quinta (30), deve ser de frio intenso na região, com mínima chegando a 4ºC, na região serrana do Sul de Minas. “Neste dia é possível que Minas registre a primeira geada do ano no Sul do estado", pontua Anete.
Em Belo Horizonte, segundo a especialista, a massa de ar frio começa a atuar na sexta (31) e atinge o pico no sábado (1º), quando a cidade pode registrar mínima de 13ºC. Até o momento, a menor temperatura registrada na capital em 2024 foi de 15,4°C. A marca aconteceu em três ocasiões, nos dias 24 de janeiro, 8 e 20 de abril.
A meteorologista do Inmet, Anete Fernandes, explica que nesta semana os mineiros já sentem o clima característico do outono, quando há frio pela manhã e temperaturas mais amenas à tarde. Segundo a especialista, a tendência é que o clima persista em junho, mas ressalta que a previsão é de outono/inverno marcado por termômetros um pouco mais elevados do que nos anos anteriores. A previsão ocorre devido a atuação do fenômeno El Niño.
“No mês de junho a tendência é manter a característica do outono/inverno. Mas a frequência de ocorrência de massas de ar frio tende a ser menor que o normal. Nós ainda estamos sob influência do El Ninõ, que faz com tenhamos menos dias de frio. Não devemos ter dias de frio intenso, como foi registrado há dois anos”, finaliza.
Mín. 16° Máx. 29°