Um homem tomou um remédio experimental que reverte leucemia e, em apenas 6 meses, a droga conseguiu eliminar os sinais do câncer no corpo dele.
Joe Murphy, de 59 anos havia sido desenganado pelos médicos. Disseram que ele teria apenas meses de vida, antes de participar dos testes com a pílula pioneira.
Natural de Hulme, Grande Manchester, na Inglaterra, ele é o segundo paciente no mundo que recebeu o tratamento com a pílula NX, na The Christie NHS Foundation Trust, e diz que isso o trouxe “de volta do abismo”.
O ex-gerente de bar foi diagnosticado com uma forma agressiva de leucemia linfocítica crônica (LLC) em 2015, que recentemente se espalhou para o líquido espinhal e o cérebro.
No ano passado, Joe parou de responder ao terceiro medicamento que tomava para controlar o câncer. Ele perdeu mais 25% do peso e, à medida que seu sistema imunológico enfraquecia, foi hospitalizado com sepse e meningite.
Mas hoje, depois do medicamento pioneiro, os testes quase não mostram evidências de doença.
“Depois que o terceiro tratamento falhou, eu estava me preparando para morrer […] Mas esta droga me manteve vivo e bem desde junho do ano passado. É incrível – como algo saído de um filme de ficção científica”, afirmou Joe Murphy.
“Um grande alívio”
Agora Joe vive uma nova fase, cheia de esperança e resultados.
‘Estou ganhando peso novamente, meu hemograma está bom, meus gânglios linfáticos voltaram ao normal e funcionou com sucesso para me livrar do câncer em meu cérebro, o que é um grande alívio.’
Embora os médicos não saibam por quanto tempo isso poderá manter a doença sob controle, Joe diz que agora está “esperançoso” para comemorar seu aniversário de 60 anos em dezembro.
A doença
A leucemia, que provoca a acumulação anormal de glóbulos brancos no sangue e na medula óssea, pode inicialmente ser controlada com comprimidos, que permitem aos pacientes viver quase mais uma década após o diagnóstico.
No entanto, com o tempo, as células cancerígenas tornam-se resistentes aos tratamentos. Isto significa que, para os pacientes diagnosticados numa idade mais jovem, existe uma necessidade desesperada de mais medicamentos.
A LLC mata mais de 1.000 pessoas no Reino Unido todos os anos e é o câncer de sangue mais comum em adultos, representando 38% de todos os casos de leucemia.
Cerca de 40 por cento têm 75 anos ou mais e pessoas com histórico familiar de LLC têm maior probabilidade de contrair a doença.
Ela é mais comum entre os homens, por motivos que os cientistas ainda não compreendem.
Mín. 20° Máx. 28°