Os moradores de Sete Lagoas são solidários. Esta constatação é muito fácil quando avaliados o resultado parcial de uma campanha de arrecadação de donativos para a população do Rio Grande do Sul.
Uma situação de calamidade sem precedentes no Brasil devastou grande parte do Estado e a resposta na cidade foi imediata e positiva. A Prefeitura cedeu o espaço para receber doações em um ponto estratégico e voluntários separam os itens para facilitar o transporte e o processo de doação para os gaúchos.
O CAT-JK, localizado na praça Wilson Tanure bem na orla da Lagoa Paulino, foi transformado um verdadeiro escritório do bem. O espaço está lotado de doações como roupas, alimentos não perecíveis, água mineral e cobertores.
No fim da manhã desta sexta-feira, 10 de maio, o montante arrecado estava garantido o abastecimento do terceiro caminhão de grande porte. “Esta é uma posição central e de fácil acesso para os doadores. Esta rede solidária emociona.
Uma mobilização muito importante para nossos irmãos gaúchos que estão sendo muito castigados pela chuva que assola suas cidades. Agradeço e parabenizo todos que estão engajados nesta luta”, comentou Dr. Edmundo Diniz, secretário municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Agropecuária.
A campanha começou por meio de grupos de aplicativos com empresários, comerciantes e transportadores, mas ganhou a adesão de toda comunidade. Os donativos chegam a todo o momento e a dedicação dos voluntários é contagiante.
Um exemplo típico de que solidariedade gera mais solidariedade. “Esta receptividade do povo de Sete Lagoas por esta causa é impressionante. Esperávamos enviar um caminhão e já começamos a encher o terceiro. Inclusive, o transporte para qualquer quantidade de donativos está garantido. Voluntários e doadores são verdadeiros heróis”, ressaltou o analista de sistemas Ubijara Alencar da Cruz , um dos organizadores da campanha.
Quem chega de carro para fazer a doação pode estacionar em frente ao CAT-JK sem preocupações. O local está preparado para receber quem pratica este ato de generosidade. Este foi o caso do policial militar Daniel Francisco Dourado. “Esta é uma ação humanitária e de amor. Quem puder, deve ajudar. O povo do Rio Grande do Sul está sofrendo e precisamos aumentar este engajamento”, destacou Daniel Francisco.
Além dos donativos, os interessados também pode fazer doação via pix por meio de um QR Code - código de barras bidimensional de resposta rápida - disponível no local.
O posto de arrecadação fica aberto até às 19h desta sexta-feira, 10, e o planejamento inicial previa o funcionamento até às 12h30 deste sábado, dia 11. Porém, não está descartada a prorrogação da campanha que representa força, união e solidariedade.
Mín. 16° Máx. 29°