O vereador Ruan Albert Pereira Marques foi destituído da presidência da Câmara de Funilândia, por unanimidade dos vereadores.
A sessão plenária foi realizada na noite desta quinta-feira (9), com 9 vereadores presentes. A vereadora Érica Cristine Pires Gonçalves não votou por estar presidindo a reunião.
Dois vereadores não tiveram o voto considerado por serem servidores públicos para não haver risco de nulidade no processo.
Conforme publicado pelo Site Mega Cidade, a comissão constituída para investigar o caso, apurou que era verídica, a denúncia do cidadão Brasiliano Santana Dean, contra o presidente Ruan.
O vereador Ruan Marques
Segundo o denunciante, na Reunião Ordinária do dia 6 de março último, acompanhada por moradores da comunidade Saco da Vida, o presidente Ruan Marques tentou impedi-lo de fazer uso da palavra e não poupou ofensas contra ele, lhe acusando de diversos crimes, faltando com o decoro e honra ao exercício de sua função na Câmara.
De acordo com a denúncia, as atitudes de desacato e ofensas morais, abuso de poder eram constantes por parte do Ruan Marques, não guardando o devido respeito na Câmara.
Ainda segundo a denúncia, o presidente também é acusado de tentativa de impedimento de tramitação de projeto de lei de vereadores e abuso na não divulgação de pautas, contrariando o regimento interno da Casa.
O cidadão também denunciou a falta de transparência no Portal da Câmara, bem como suposto pagamentos ilícitos de projetos arquitetônicos sem respaldo em lei que teriam sido pagos irregularmente e supostas doações de recursos de forma ilegal para festas locais, ambos com dinheiro da Câmara Municipal, que se comprovado Ruan poderá responder por diversos crimes contra o patrimônio público.
Mín. 18° Máx. 28°