A equipe do Núcleo da Vigilância Socioassistencial da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) elaborou o segundo Diagnóstico Socioterritorial de Sete Lagoas, atualizando as informações sobre alguns indicadores sociais do Município. O diagnóstico foi apresentado oficialmente nesta segunda-feira, 6 de maio, de forma virtual, com uma apresentação aos funcionários da Secretaria.
"O estudo apresenta informações sobre o perfil dos principais usuários da Política da Assistência Social, as famílias cadastradas no CadÚnico, dados sobre saúde, educação, população idosa, crianças e adolescentes, saneamento básico, sobre violência, entre outros, sendo muito importante para direcionar políticas sociais intersetoriais", explica a secretária da pasta, Luciene Chaves.
Além da apresentação do diagnóstico, aproveitando que novos servidores passaram a fazer parte da Secretaria após a realização do último processo seletivo, houve também uma apresentação sobre o setor da Vigilância Socioassistencial. "São de responsabilidade desse setor realizar estudos e diagnósticos territorializados para mapear vulnerabilidades e riscos sociais, bem como estabelecer padrões de referência para avaliação da qualidade dos serviços ofertados pela rede socioassistencial e monitorá-los pelos indicadores. Trata-se de uma função estratégica dentro da política da assistência, pois direciona nossas ações enquanto Município", explicou a secretária.
Entre os principais estudos e diagnósticos realizados pela equipe técnica do setor, estão: Análise dos Dados da Polícia Militar de Minas Gerais – PMMG referente às principais ocorrências policiais de Sete Lagoas por território; Análise das Áreas de Extensão Urbana Isolada; Levantamento de Vulnerabilidades Sociais por Território; Mapeamento da Rede Socioassistencial e Intersetorial do Município; Análise de Vulnerabilidade Social do Cadúnico por Território – Criança e Adolescente; e Análise da Situação do Idoso no Município.
Acesse o 2º Diagnóstico Socioterritorial de Sete Lagoas NO LINK
Mín. 16° Máx. 29°