Será votada na noite desta quinta-feira (9), às 20h30min, a destituição do vereador Ruan Albert Pereira Marques, da presidência da Câmara de Funilândia.
A comissão constituída para investigar o caso, apurou que era verídica, a denúncia do cidadão Brasiliano Santana Dean, contra o presidente Ruan.
Conforme publicado pelo Site Mega Cidade, segundo o denunciante, na Reunião Ordinária do dia 6 de março último, acompanhada por moradores da comunidade Saco da Vida, o presidente Ruan Marques tentou impedi-lo de fazer uso da palavra e não poupou ofensas contra ele, lhe acusando de diversos crimes, faltando com o decoro e honra ao exercício de sua função na Câmara.
De acordo com a denúncia, as atitudes de desacato e ofensas morais, abuso de poder eram constantes por parte do Ruan Marques, não guardando o devido respeito na Câmara.
Ainda segundo a denúncia, o presidente também é acusado de tentativa de impedimento de tramitação de projeto de lei de vereadores e abuso na não divulgação de pautas, contrariando o regimento interno da Casa.
O cidadão também denunciou a falta de transparência no Portal da Câmara, bem como suposto pagamentos ilícitos de projetos arquitetônicos sem respaldo em lei que teriam sido pagos irregularmente e supostas doações de recursos de forma ilegal para festas locais, ambos com dinheiro da Câmara Municipal, que se comprovado Ruan poderá responder por diversos crimes contra o patrimônio público.
Tentativa de suspender a votação
A reunião da Câmara para votar a destituição de Ruan Marques da função de presidente seria realizada nesta terça-feira (7), porém devido não ter sido cumprido o prazo legal de 48 horas para a intimação, o mesmo entrou com Mandado de Segurança e conseguiu suspender a reunião, a qual foi remarcada para esta quinta-feira (9).
O Artigo 49 do Regimento Interno da Câmara prevê que para a destituição da presidência, basta a votação a favor pela maioria simples dos vereadores. Então, entre 9 vereadores, se 5 votarem a favor, Ruan Marques será destituído da função de presidente.
Para a sessão que será conduzida pela vice-presidente Érica Cristine Pires Gonçalves, foram convocados suplentes para evitar que a votação seja prejudicada por vereadores declarados pela comissão de investigação do caso, suspeitos de parcialidade a favor do presidente Ruan Marques.
Os suplentes convocados são os seguintes: Wanderson Rodrigo Ferreira da Rocha (Rodrigo do Posto, da Sede) que é suplente do vereador Warlem Geraldo de Oliveira (Branco); Wanderli José Pereira de Moura (Deli) que é suplente do vereador Lourival Martins (Louro); José de Paula Gonçalves que é suplente do vereador Adélcio Pereira de Souza; e Giovani Geraldo Guilherme Pereira que irá votar no lugar da vice-presidente Érica Gonçalves.
Na reunião que iria ocorrer na terça-feira (7), os suplentes Branco e Deli não foram até a Câmara. A expectativa é que desta vez, ambos compareçam na sessão de votação.
Mín. 18° Máx. 28°